Patrimônio brasiliense chega ao público infanto-juvenil por meio da literatura

Lançamento do livro: Gabriel em Brasília, a cidade com asasÉ pelos olhos de um garoto que se desenvolve a narrativa do livro Gabriel em Brasília, a cidade com asas. Lançada, na manhã desta segunda-feira (23), na escola Parque 308 Sul, em Brasília (DF), a publicação, produzida pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Distrito Federal, é voltada à crianças e jovens. 

Em cada página Gabriel e o leitor são levados a conhecer caminhos, monumentos, histórias e referências culturais da cidade, de uma maneira desprendida e que valoriza o aprendizado cotidiano. Com um projeto visual voltado a dialogar com os mais diversos públicos, o texto se constrói como uma proposta paradidática que dá asas à imaginação e à produção de conhecimento por meio de uma linguagem literária.

A autora do livro, Elisa Leonel, historiadora de formação e funcionária aposentada do Iphan, relata que buscou trazer “a experiência da educação patrimonial para uma escrita que leve as crianças e jovens a olharem a cidade. É essa geração que irá contribuir para a preservação hoje e mais adiante”. Durante o lançamento, Elisa esteve na Escola Parque, acompanhada do superintendente do Iphan/DF, Madson Reis, e da presidenta do Instituto, Jurema Machado, em uma roda de conversa que procurou suscitar o debate, entre professores e estudantes, sobre a educação e o patrimônio cultural.  

A educadora, Maria da Glória Yung, conhecida como Glorinha nos corredores da Escola, ressalta que no processo de aprendizado deve haver "encantamento", e isso pode ser alcançado por conteúdos como os trazidos em Gabriel em Brasília, a cidade com asas. Pensar a educação patrimonial e a promoção de conteúdos literários “é garantir o exercício da cidadania”, ressaltou o superintendente Madson Reis. Na ocasião, ainda, houve a entrega de exemplares da publicação à Escola Parque 308. 

Livro infanto-juvenil, Mais 
A publicação destina-se ao público infanto-juvenil e aos professores e educadores que desenvolvem projetos de Educação Patrimonial sobre o tema. A linguagem é jovial e conta com fotos antigas, atuais e tipografia kulturista, desenvolvida por Thomás Brousil, e ilustrações de Washington Rayk. A obra tem ainda uma linha do tempo, que leva o leitor a momentos chave da história da cidade e seus patrimônios tombados, além de ressaltar os principais personagens da memória de Brasília, como os Candangos, Roberto Burle Max, Athos Bulcão, Maria Martin e Di Cavalcanti. 

Sobre a autora
Elisa Leonel é historiadora, pós-graduada pelo IHEAL/Université de Paris III. Trabalhou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e atuou em projetos de Educação Patrimonial de referências para a instituição. Hoje, aposentada vive na França, onde escreve livros sobre Patrimônio Cultural do Brasil e da França. 

O livro será lançado em outras duas ocasiões:
Data: 23 de novembro de 2015, das 17h 
Local: Universidade de Brasília – UnB
Endereço: Asa Norte L3, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - DF

Data: 26 de novembro de 2015, das 16h às 18h 
Local: Universidade Católica de Brasília - UCB - Auditório da diretoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo   
Endereço: Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras, Brasília – DF
Telefone: (61) 3356-9000

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
 
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa - gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin