Ceará inicia discussão do plano de salvaguarda do Teatro de Bonecos

Teatro de Bonecos Popular do NordesteRegistrado Patrimônio Cultural do Brasil em março deste ano, o Plano de Salvaguarda para o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN) Mamulengo, Babau, João Redondo, Cassimiro Coco – está sendo discutido nos estados onde a brincadeira ganhou ações de salvaguarda: Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal.

No próximo dia 05 de dezembro, será a vez de Fortaleza, capital cearense, sediar mais um encontro. A iniciativa que conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no estado (Iphan-CE), da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) e das associações locais, fará a titulação do bem e também reunirá os detentores do estado para debater e traçar diretrizes para um Plano de Salvaguarda específico.

A brincadeira

O Teatro de Bonecos do Nordeste se tornou uma tradicional brincadeira, com origens no hibridismo cultural, durante o período de colonização do Brasil. A troca intensa possibilitou uma diversidade de temáticas: religiosa, profana ou de costumes populares. E, apesar deste bem ser amplamente conhecido como mamulengo, em cada contexto se desenvolveu de forma diferenciada, por isso, possui diversas denominações: Cassimiro Coco, no Maranhão e Ceará; João Redondo e Calunga no Rio Grande do Norte; Babau na Paraíba; Mamulengo em Pernambuco.

A brincadeira começa com a montagem da empanada, uma espécie de barraca. Depois disso, os brincantes se colocam na parte de trás e então começa o espetáculo com os bonecos em cena e a introdução de um texto poético, a loa. Além da narrativa, a peça contém elementos surpresas, sugeridos, muitas vezes, pelo mestre a partir de um conhecimento prévio sobre o público, por exemplo.

Esta forma de expressão carrega elementos fundamentais para a sustentabilidade da identidade, memória e ainda desempenha um papel agregador que legitima as práticas cotidianas nessas regiões. Dessa maneira, tornou-se uma referência cultural que vem se atualizando, ao longo do tempo, mas que mantém relações de tradição, pertencimento e coletividade no universo cultural na qual se desenvolve.

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, assim, constitui-se não apenas como um Brinquedo ou, simplesmente, um traço do folclore, envolve, sobretudo, a produção de conhecimento criativo, artístico e com uma forte carga de representação teatral.

Serviço:
Titulação e início de discussão sobre A Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste - Cassimiro Coco - no Ceará
Data:
05 de dezembro de 2015, às 16h30
Local: Praça verde do Centro Cultural Dragão do Mar da Arte e Cultura

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