Exposição Mata Atlântica – Ciência e Arte conta com obras do acervo do Sítio Roberto Burle Marx

Cartaz da Exposição Mata Atlântica – Ciência e ArteO Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ), recebe até o dia 13 de março de 2016, a exposição Mata Atlântica – Ciência e Arte. O público poderá conferir de perto nove aquarelas de autoria de Margaret Mee, do acervo do Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx, entre outras obras como documentos históricos e artísticos de registros de ilustrações da fauna e flora do Brasil. 

A exposição Mata Atlântica – Ciência e Arte é composta por dois módulos: um por artistas contemporâneos e outra por acervos históricos. O objetivo é sensibilizar a sociedade em geral, mediante o acesso aos bens culturais produzidos no e sobre o País, mediante o registro iconográfico da nossa fauna e flora para despertar no público a reflexão sobre a importância da preservação dos elementos que compõem os ecossistemas nacionais, principalmente a Mata Atlântica que se encontra em situação critica.

Considerada Patrimônio Nacional, pela Constituição Federal de 1988, a Mata Atlântica é um bioma que tem sido prejudicado pelo crescimento desordenado demográfico. A exposição evidencia  acervos para o público, ressaltando espécies de valor científico, histórico e cultural, como a espécie Caesalpinia Echinata Lam, o Pau Brasil, representada por ilustração de períodos e estilos bem distintos, dos séculos XVII, XIX e XXI. 

A exposição conta com obras cedidas por diversas intitições, como as da artista inglesa Margaret Mee, do acervo do Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx; de Maria Werneck de Castro, do acervo da Biblioteca Nacional; obra rara Historia Naturalis Brasiliae, de Willem Piso e George Marcgrave, publicada pela oficina Elsevier em Amsterdam em 1648, sendo até hoje uma das mais importantes obras sobre a Historia Natural do Brasil, da Fundação Oswaldo Cruz; além de acervos particulares com obras da artista alemã Maria Sibylla Merrian e da Dra. Graziela Maciel Barroso, considerada a Dama da Botânica do Brasil, que formou gerações de cientistas que hoje se dedicam às investigações sobre as plantas.

Serviço
Exposição: Mata Atlântica - Ciência e Arte
Data: até 13 de março de 2016, de terça a domingo, das 9h às 17h. Segundas, das 12h às 17h.
Local: Museu do Meio Ambiente - Rua Jardim Botânico, 1008 - Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita
*Verifique os horários de funcionamento do Jardim Botânico do Rio de Janeiro no fim de ano.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin