Banca de Brasília dá espaço a obras sobre arquitetura e patrimônio

Banca da Superquadra Sul 308Títulos produzidos pelo Iphan estão disponíveis para venda na banca da SQS 308

Com cada detalhe planejado, desde seu desenho em formato de avião à simetria dos edifícios, Brasília é uma cidade jovem – 55 anos – que atraí a atenção de brasileiros e estrangeiros. Considerada marco na história do planejamento urbano, a capital do Brasil é referência em arquitetura e urbanismo, além de ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônio cultural da humanidade desde 1987. Parte de sua memória é registrada em títulos produzidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que podem ser encontrados em novo endereço. 

A banca de jornais da Superquadra Sul 308, desde que foi comprada pela jornalista Conceição Freitas, em outubro de 2015, deixou de vender apenas jornais e revistas e tem sido espaço aberto para a cultura e história de Brasília. O local, um dos mais antigos do Plano Piloto, ainda conserva traços da última grande padronização de bancas da cidade, no início dos anos 1980. 

Entre os títulos vendidos, destacam-se os produzidos pelo Iphan: Arquitetura na formação do Brasil; Projetos para Brasília: 1927-1957; Diamantina; Casas do Patrimônio; Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil; Robert Smith e o Brasil: Arquitetura e Urbanismo; e O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade.

Antes de comprar a banca, Conceição trabalhou 20 anos no jornal Correio Braziliense, sendo 12 dedicados a escrever crônicas sobre Brasília. A jornalista, que em 2014 integrou a banca julgadora do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andarade, se aproximou do Iphan como fonte para apurar seus textos e tem hoje o Insituto como parceiro para divulgar e tornar ainda mais acessível ao público obras sobre arquitetura e patrimônio. Segundo ela, aos poucos as pessoas estão conhecendo a nova proposta da banca e se aproximando. Inclusive turistas estrangeiros já adiquiriram um dos títulos produzidos pelo Iphan.

As obras produzidas pelo Iphan também podem ser adiquiridas por meio do e-mail publicacoes@iphan.gov.br, com envio para todo o Brasil. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin