Museu de Congonhas chega a 10 mil visitantes

Visitante aprecia réplica dos Profetos de Aleijadinho no Museu de CongonhasEm 33 dias úteis de funcionamento, o Museu de Congonhas atingiu 10 mil visitantes. Parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Congonhas (MG), o museu apresenta cópias de segurança fiéis dos Profetas de Aleijadinho, além de acervos, como a coleção Márcia de Moura Castro, com destaque para ex-votos e santos de devoção, adquiridos pelo Iphan. 

Os princípios que orientam tanto as exposições, quanto as ações educativas e os demais programas de atividades do novo Museu partem do reconhecimento da pluralidade de significados do sítio histórico desta cidade mineira e de suas práticas sociais, para oferecer meios facilitadores de apropriações cognitivas, sensoriais e emocionais. 

O Museu, instalado em um edifício de 3.452,30 m², construído ao lado do Santuário, a partir de um projeto do arquiteto Gustavo Penna, vencedor de concurso nacional, contempla em três pavimentos sala de exposições, reserva técnica, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas.

O Museu de Congonhas foi viabilizado com recursos da Prefeitura Municipal de Congonhas e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Também contou com patrocínio da Lei Rouanet por meio da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Banco Santander, Vale e Gerdau. Sua gestão, como dos demais museus da cidade, é feita pela Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas (FUMCULT).

Serviço
Museu de Congonhas

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h, com ingresso a R$ 10,00 (inteira). A entrada é gratuita às quartas-feiras, das 13h às 21h 
Telefone: (31) 3731-3979

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin