Mário de Andrade e Lina Bo Bardi: Patrimônio em literatura

A moderna Lina Bo Bardi e o modernista Mário de Andrade foram múltiplos. Atuaram não só em suas áreas de formação, arquitetura e musicografia, respectivamente, como em diversas frentes que os colocaram como principais representantes de um Brasil vanguardista e revolucionário. Construíram o conhecimento com viés crítico, responsável pela formação de diversas gerações e pela abordagem política e social da cultural, tirando-a do status de sagrado e inacessível, uma vez que os verdadeiros produtores dos bens culturais é o povo. 

Com o objetivo de difundir e preservar o patrimônio cultural, por meio do pensamento desses personagens, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança as publicações O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade, e a Coletânea Lina Bo Bardi. O lançamento em dose dupla ocorrerá na Caixa Cultural Brasília, dia 08 de março. O evento integra as ações da exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – Celebração Viva da Cultura dos Povos, que fica aberta até o dia 27 de março, na Caixa Cultural, e as comemorações do Dia Internacional da Mulher, na figura de Lina.  

No evento também ocorrerá uma Roda de Conversa com a presidenta do Iphan, Jurema Machado, o diretor do Departamento de Articulação e Fomento (DAF-Iphan), Luiz Philippe Torelly, o arquiteto Marcelo Ferraz e as professoras da Universidade de Brasília (UnB), Angélica Madeira e Mariza Veloso, especialistas em modernismo. 

Coleção Lina Bo Bardi 

Livros da coleção Lina Bo Bardi

O Iphan e as Edições Sesc São Paulo em parceria com o Instituto Lina Bo e P.M Bardi reuniram em seis livros textos, croquis, aquarelas, desenhos, fotos, reproduções de maquetes e construções da arquiteta ítalo-brasileira. Cada um dos exemplares da Coleção Lina Bo Bardi traz uma pesquisa detalhada sobre suas principais obras: Museu de Arte de São Paulo (Masp), Sesc Pompeia, Teatro Oficina e a Casa de Vidro, localizados na capital paulista; o Solar do Unhão, em Salvador (BA); e a Igreja Espírito Santo do Cerrado, em Uberlândia (MG). Organizada por Marcelo Ferraz, a edição bilíngue (português e inglês) traz depoimentos de Lina a respeito de seus projetos, somados às análises contemporâneas dessas obras e farta ilustração. 

Sua obra intelectual e profissional estava em consonância com a herança libertária dos movimentos de vanguarda do início do século XX, marcado pela renovação da arte de caráter social e revolucionário, que instaurou a modernidade no país. 

O Turista Aprendiz 
Após 32 anos sem ser reeditado e, praticamente, desaparecido das livrarias, a nova edição foi realizada em conjunto com as pesquisadoras Telê Ancona Lopez e Tatiana Longo Figueiredo, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). A edição traz os diários das viagens etnográficas empreendidas por Mário nos anos de 1927 e 1928 pelo Norte e Nordeste, acompanhados de imagens, comentários, CD-Rom com fotos legendadas feitas na expedição e DVD com o documentário da autoria de Luiz Bargmann, A Casa do Mário, exibindo facetas do cotidiano do escritor, o outro lado do viajante.

O relato das viagens etnográficas, publicados em períodos diferentes e reunidos no título O Turista Aprendiz, reforça os ideais da Semana de Arte Moderna de 1922. Tratava-se de reinventar o país a partir do reconhecimento de suas expressões culturais. Não é por acaso que Macunaíma, uma das principais obras de Mário de Andrade, vem à luz em 1928, entre as duas viagens. É perceptível a influência do universo amazônico na construção do livro e de seus personagens

Capa do livro O Turista Aprendiz

Roda de Conversa 
Um encontro para falar sobre modernistas e modernismo fará parte do evento de lançamento, com a mediação de Jurema Machado, que irá fazer um panorama sobre a importância desses personagens para a preservação do patrimônio cultural. Saiba mais sobre os palestrantes: 

Marcelo Ferraz
Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), Marcelo Ferraz irá abordar, além do processo de organização da coletânea, sua relação de trabalho com Lina Bo Bardi, com quem atuou no projeto de reformulação do Sesc Pompeia, e revelar nuances do pensamento da arquiteta. 

Mariza Veloso 
Professora da UnB na área de Sociologia tem experiência nas áreas de cultura, modernidade, espaço público e patrimônio cultural, pensamento social brasileiro e latino-americano. Formada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, possui mestrado e doutorado em Antropologia pela UnB e pós-doutorado na New York University em Estudos Urbanos. 

Angélica Madeira 
Possui graduação em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Letras Modernas pela Universite de Paris VIII e doutorado em Ciências dos Textos e Documentos de Literatura Comparada pela Université Paris Jussieu - Paris VII. Atualmente é professora do Instituto Rio Branco e da UnB. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e cultura brasileira, arte contemporânea, cidade e cultura urbana.

Exposição
A mostra Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, gratuita e livre para todos os públicos, apresenta os 38 bens culturais do País catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo cinco deles declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.  

Por meio de recursos audiovisuais e interatividade, em ambientes recriados e textos didáticos, o público poderá conhecer e vivenciar os bens culturais brasileiros divididos em quatro categorias - Saberes, Lugares, Celebrações e Formas de Expressão.  

A mostra, que já passou por Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife e São Paulo, chega a Brasília ampliada. A primeira exposição abriu com 30 bens culturais declarados patrimônio imaterial. Na capital federal, são 38. Isso porque o Iphan ampliou o Registro de bens culturais do país, tornando a exposição dinâmica e viva, enriquecendo ainda mais o conteúdo do acervo.

Serviço: 
Lançamento Coletânea Lina Bo Bardi e O Turista Aprendiz 
Data: dia 08 de março, às 19h
Local: Caixa Cultural Brasília - SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4
Brasília – DF
Entrada gratuita 
Indicação livre

Valor dos livros
O Turista Aprendiz R$ 50 
Coleção Lina Bo Bardi R$ 60
O pagamento será aceito somente em espécie ou cheque. Não haverá venda por meio de cartões de crédito ou débito. 

Serviço Exposição
Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos
Local: Caixa Cultural Brasília - SBS – Quadra 4 – Lotes ¾ - Asa Sul 
Brasília – DF
Data: Até 27 de março de 2016, das 19h às 21h
Telefone: (61) 3206-9448
Entrada gratuita 
Indicação livre

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 

comunicacao@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa - gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin