Ministério da Cultura adere ao SEI – Sistema Eletrônico de Informação

SEI – Sistema Eletrônico de Informação

O Ministério da Cultura vai dar adeus ao papel. Seguindo a orientação do Ministério do PlanejamentoOrçamento e Gestão (MP) para que todo o governo federal adote o Processo Eletrônico, o Minc aderiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O uso do SEI deverá se estender a todo o Sistema MinC, e a expectativa é que até 2017 todas as vinculadas estejam utilizando o sistema, que trará mais agilidade, eficiência e transparência à gestão.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também já oficializou junto ao MP sua adesão ao SEI. As configurações e ajustes no sistema estão sendo feitas para que as rotinas de trabalho e os processos institucionais possam ser migrados para o SEI de forma que o sistema seja implantado e passe a operar em todas as unidades até julho deste ano.

O Uso da tecnologia vai trazer maior celeridade nos processos institucionais, otimização das rotinas de trabalho e maior compartilhamento de informações. A  plataforma engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência na gestão da documentação institucional.

O Ministério do Planejamento cederá ao Minc o direito de uso gratuito do software e dará o suporte técnico por meio de oficinas conjuntas, ambiente colaborativo do SEI, ou por plataformas de educação à distância. A parceria auxiliará o Ministério da Cultura nos esforços de modernização e melhoria da gestão interna através do aperfeiçoamento das rotinas e fluxos das atividades realizadas.
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) o (SEI!) configura-se também como um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Assim, os documentos, antes no meio papel, passarão a ser digitais, acessíveis às áreas específicas e atualizados em tempo real.

Sistema Eletrônico de Informação
O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o PEN proporciona a integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do governo federal e objetiva a melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos.

Devido às características inovadoras do SEI e do sucesso da prática de cessão da ferramenta sem ônus para outras instituições, o SEI transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região, para galgar a posição de projeto estratégico para toda a administração pública, amparando-se em premissas altamente relevantes e atuais, tais como: a inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.
 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin