Iphan-PA mobiliza detentores para construção de planos de salvaguarda da Capoeira e Carimbó

Mestres do Carimbó de 16 municípios do Pará participaram da 2ª Reunião do Comitê Gestor.O mês de abril começou movimentado para Mestres e Mestras do Carimbó e da Capoeira no Pará. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico no Estado (Iphan-PA) tem realizado ações de mobilização junto aos detentores para a construção do plano de salvaguarda dos bens registrados.

Na última sexta-feira, 01 de abril, mestres e mestras de Carimbó de 16 municípios do estado participaram da segunda reunião do Comitê Gestor da Salvaguarda que tem como tarefa elaborar, juntamente com o Iphan, o Plano de proteção para a manifestação cultural. O grupo foi indicado no 1º Congresso Estadual do Carimbó realizado em junho de 2015 e auxiliam no levantamento de demandas e diretrizes apontadas pelos próprios carimbozeiros ao longo dos 25 encontros municipais. 

Durante a reunião, além da qualificação e encaminhamento de ações de salvaguarda emergenciais, foram discutidos aspectos do funcionamento do Comitê e feita avaliação das ações executadas, a exemplo da oficina de elaboração e gestão de projetos culturais, ocorrida no final de 2015.

Processo semelhante está acontecendo com a Capoeira paraense, cujo Comitê Gestor de Salvaguarda encontra-se em processo de articulação. Desde fevereiro de 2014, um Grupo de Trabalho composto por Mestres e representantes de grupos de capoeira de Belém e Região Metropolitana tem auxiliado o Iphan-PA na mobilização de capoeiristas de diversas regiões do estado.

Ao longo do mês de abril serão realizados os Encontros Regionais para a Salvaguarda da Capoeira no Pará, contemplando dezenas de municípios da região metropolitana de Belém e do interior do estado. No último sábado, dia 02 de abril foi realizado um dos Encontros, no município de Castanhal, aglutinando capoeiristas de outros 14 municípios da região Rio Guamá. Ao longo do encontro foi realizado um diagnóstico participativo e identificado os principais problemas enfrentados para a produção, reprodução e transmissão da Capoeira em seus municípios, indicando soluções e diretrizes de ações de salvaguarda.

Os Encontros Regionais para a Salvaguarda da Capoeira no Pará seguirão ao longo do mês de abril. No dia 09 é a vez de Capanema e região Rio Caeté. Em seguida, no dia 23, a cidade de Salvaterra no Marajó sediará o Encontro. Fechando a primeira etapa de Encontros, será realizado em 30 de abril o Encontro em Cametá, contemplando outros municípios da região do Rio Tocantins.

As inscrições para os encontros podem ser realizadas online, através do blog da Rede Casas do Patrimônio – Pará: https://casadopatrimoniopa.wordpress.com.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin