Cine dos Icós (CE) apresenta 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Poster do filme brasileiro Do Meu LadoInfância, direito à memória e à verdade, combate à pobreza, direito à educação, direito à participação política e diversidade religiosa são temas que estarão presentes na 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, no Cine dos Icós, no Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, em Icó (CE). A mostra exibirá quatro filmes neste fim de semana, 23 e 24 de abril, em sessões gratuitas. 

Integram a programação o longa metragem 500 - Os bebês roubados pela ditadura argentina (Argentina/Brasil, 2013, 100 min); o média Abraço da maré (Brasil, 2013, 16 min) e os curtas O muro é o meio (Brasil, 2014, 15 min) e Do meu lado (Brasil, 2014, 14 min). Após a exibição dos filmes, são realizados debates, visando estimular a reflexão e um convite à participação da população local. 

O projeto de cineclube é uma ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC) e começou em 2010, com o objetivo de implantar salas de exibição digital em cidades históricas brasileiras, das quais fazem parte, no Ceará, as cidades de Icó, Aracati e Sobral.

A Mostra
A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento, parceria com o Ministério da Cultura e Empresa Brasil de Comunicação, e patrocínio da Petrobras, do BNDES e da Caixa Econômica Federal.

Iniciativa de promoção da cultura e da educação em direitos humanos, a mostra celebra há uma década o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948, e dedica-se a apresentar obras audiovisuais que discutem temas atuais de Direitos Humanos.

Programação
Data: 23 de abril, às 19h

Poster do filme argentino 500 - Os bebês roubados pela ditadura argentina500 - Os bebês roubados pela ditadura argentina (Argentina/Brasil, 2013, 100 min) irá se descortinar nos anos de 1976 a 1983, quando nossos vizinhos argentinos viveram este período que, dentre vários fatos, viu o sequestro de bebês e crianças filhos de presos e desaparecidos políticos. Nesta época, a atuação das Avós da Praça de Maio reforçou esta luta contra a ditadura e suas ações contra os direitos humanos.

Data: 24 de abril, às 19h30
Abraço da maré 
(Brasil, 2013, 16 min) é um documentário que destaca a história de uma família ribeirinha que mora em uma casa de taipa às margens do Rio Potengi, no Rio Grande do Norte. Neste espaço, a dualidade entre o mangue e o asfalto e entre a natureza e a cidade é refletida.

O muro é o meio (Brasil, 2014, 15 min) apresenta picações de protestos nos muros da Universidade Federal de Sergipe (UFSE), onde são colocados os os gritos de revolta pela falta de segurança, estrutura e qualidade de ensino. O documentário aponta esta ação enquanto forma de indignação, reivindicação e comunicação.

Do meu lado (Brasil, 2014, 14 min) destaca a vida de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, que começam a se cruzar quando a infiltração abre um buraco na parede que divide as duas casas.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin