Iphan avalia danos provocados por tempestade no Sítio Histórico de São Miguel das Missões (RS)

Museu de São Miguel das MissõesAs equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) estão nesta segunda-feira, 25 de abril, no Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões (RS) – Patrimônio Mundial desde 1983 – avaliando os danos provocados pelo forte temporal que atingiu a região na noite de domingo, 24 de abril. São cerca de 30 profissionais mobilizados, principalmente, no transporte das esculturas sacras missioneiras do período jesuítico para um local mais seguro, visto que há previsão de mais chuvas para o dia de hoje. 

As primeiras informações são de que as ruínas do Sítio Arqueológico e a Igreja de São Miguel não foram prejudicadas. A superintendência do Iphan-RS já está fazendo um levantamento do que precisa ser reparado. Até o momento, foram identificados danos à vegetação do sítio arqueológico, com várias árvores de grande porte quebradas, vidros estilhaçados e esquadrias das janelas do museu. O sítio e o museu permanecerão fechados para visitantes por tempo indeterminado.

O sítio arqueológico de São Miguel das Missões é um dos conjuntos históricos mais importantes situados em terras brasileiras. Em 1937, o arquiteto Lucio Costa foi enviado ao Rio Grande do Sul para analisar os remanescentes dos Sete Povos das Missões e a visita resultou no tombamento, pelo Iphan, em 1938.

O temporal com possível tornado atingiu o município de São Miguel das Missões e deixou pelo menos 50 casas com muitos danos. A força do vento ainda arrancou parte da cobertura do hospital, praticamente destruiu o Centro de Tradição Gaúcha (CTG). O temporal também derrubou várias árvores e causou falta de energia elétrica.

Mais informações 
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5476 / 2024-5479
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin