Cerâmica tradicional de Cascavel (CE) é tema de exposição no Museu de Folclore no Rio

Os objetos em cerâmica serão expostos e também estarão à venda.Louças decorativas e utilitárias, como moringas, cofres, potes, assadeiras e panelas, além das figuras antropomorfas poderão ser conferidas na exposição Cerâmica tradicional de Cascavel, a partir do dia 02 de junho, na Sala do Artista Popular do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), Rio de Janeiro (RJ). A mostra é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com o CNFCP e o Ministério da Cultura. As peças se juntam à tradição e mostram que a cerâmica se reinventa e se renova em Moita Redonda, localizada no município de Cascavel, a 60km de Fortaleza, no Ceará.

A atividade oleira está de tal forma entranhada no dia a dia dos cerca de 800 habitantes de Moita Redonda, que grande parte dos moradores usa a própria casa como ateliê para produção de cerâmica. É nela que ocorrem os processos de armazenagem, tratamento, modelagem, pintura e queima do barro, adquirido nas várzeas dos rios Choró e Mal Cozinhado. De modelagem manual, as peças geralmente recebem coloração avermelhada e desenhos de motivos variados na cor branca, feitos à mão livre ou a partir de moldes, mas também são produzidas in natura, sem qualquer tipo de coloração. O repertório de desenhos bebe no cotidiano da comunidade, e hoje alguns padrões de rendas locais são utilizados como inspiração.

A origem da atividade oleira se perde no tempo; alguns artesãos dizem que seus avós já faziam, de modo que não sabem precisar quando começou. Especula-se também que a principal atividade econômica do local tenha surgido do contato entre os povos indígenas que viviam na região e os primeiros colonos.

Vale lembrar que todos os objetos expostos estarão à venda, podendo ser adquiridos e retirados pelo comprador após o término da mostra. Veja o convite.

Serviço
Cerâmica tradicional de Cascavel

Exposição e venda 
Inauguração: 02 de junho, às 17h, na Sala do Artista Popular - Rua do Catete, 179 - Rio de Janeiroi (RJ)
Data: Até 10 de julho de 2016
Terça a sexta, de 11h às 18h
Sábados, domingos e feriados, de 15h às 18h
Entrada Franca

Informações:
(021) 3826-4434
(021) 3826-4327 (Difusão Cultural)
atendimento.cnfcp@iphan.gov.br
www.cnfcp.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin