Mestres bonequeiros premiados ganham destaque em livreto

Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste - Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro CocoO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança livreto em homenagem aos mestres bonequeiros vencedores do Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro

Lançando em 2015, o edital contemplou 37 bonequeiros, sendo oito prêmios in memoriam, totalizando 45 premiados de 10 estados brasileiros. Além de imagens, apresentação e breve relato dos mestres bonequeiros, o livreto traz mapa e lista dos premiados por estado. 

A pedido dos próprios bonequeiros, o edital priorizou a premiação de mestres idosos. Assim, dentre os critérios de participação, os candidatos deveriam ter acima de 55 anos de idade e no mínimo 20 anos de brincadeira. Como resultado, 78% dos premiados têm 60 anos ou mais. 

A Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste
O Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco foi uma ação de salvaguarda oriunda de deliberações realizadas entre o Iphan e os próprios bonequeiros no contexto da formulação de um plano de salvaguarda para o Bem Registrado. 

Além dessa premiação outras ações de salvaguarda têm sido elaboradas e desenvolvidas em cada um dos quatro estados onde foi identificada a ocorrência da expressão cultural (Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco). Para realização dessas atividades as superintendências estaduais do instituto têm articulado o diálogo direto com os bonequeiros e apoiado a conformação de parcerias locais com órgãos governamentais e instituições privadas, muitas das quais já desenvolviam ações de valorização ao Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, e, sobretudo, apoiado associações dos próprios bonequeiros, resultando na configuração de uma ampla rede de cooperação atuante na promoção do bem cultural registrado.

O maior desafio nesse processo de salvaguarda tem sido o de manter uma gestão participativa e inclusiva assegurando aos mestres bonequeiros o direito de participar ativamente nos processos estatais de tomada de decisão. 

Assim o Iphan, em articulação com os parceiros locais, tem buscado atuar em consonância os objetivos da Convenção da Salvaguarda de 2003 da UNESCO e do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), promovendo uma gestão patrimonial que prima pela ampliação permanente do grau de participação dos detentores dos bens culturais na condução da política pública.

Faça o download gratuito do livreto 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Ananda Figueiredo – ananda.figueiredo@iphan.gov.br
Carmen Costa – carmen.costa@iphan.gov.br
Iris Santos – iris.santos@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5449 / 2024-5447/ 2024-5461 /
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Teatro de Bonecos Popular do Nordeste

  • REG_IMAT_Teatro_de_Bonecos_Popular_do_Nordeste
    Uma tradição que revela uma das facetas da cultura brasileira, onde brincantes, por meio da arte dos bonecos, encenam histórias apreendidas na tradição
  • REG_IMAT_Teatro_de_Bonecos_Popular_do_Nordeste
    Carrega elementos fundamentais para a identidade e memória de seus praticantes e ainda desempenha um papel agregador que legitima as práticas cotidianas nesses locais
  • REG_IMAT_Teatro_de_Bonecos_Popular_do_Nordeste
    A brincadeira é iniciada com a montagem da empanada, uma espécie de barraca
  • REG_IMAT_Teatro_de_Bonecos_Popular_do_Nordeste
    Uma tradição que revela uma das facetas da cultura brasileira, onde brincantes, por meio da arte dos bonecos, encenam histórias apreendidas na tradição da sociedade nordestina
  • REG_IMAT_Teatro_de_Bonecos_Popular_do_Nordeste
    Este bem imaterial não é um brinquedo ou um traço do folclore, e envolve, sobretudo, a produção de conhecimento criativo, artístico e com uma forte carga de representação teatral
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin