Comemorações dos 80 anos do Iphan são debatidas no Rio de Janeiro

O belo cenário do Rio de Janeiro, primeira área urbana no mundo premiada com a chancela da UNESCO de paisagem cultural de valor universal.Em sua primeira visita à cidade do Rio de Janeiro (RJ), depois de tomar posse na presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa esteve na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada das ações conjuntas entre as duas instituições. Os principais objetivos da parceria são o apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro e às comemorações de 80 anos do Iphan, envolvendo uma vasta programação que se estenderá por todo o ano de 2017. O diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam/Iphan), Andrey Schlee, e o diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, acompanharam a presidente na reunião, com a presença da Chefe do Departamento de Economia da Cultura do BNDES, Luciane Gorgulho, os Gerentes de Cultura Entretenimento e Turismo Fabrício Dunham, Fernanda Farah e Patricia Zendron, além da arquiteta do Departamento, Juliana Salomão.
 
Kátia Bogéa e os diretores do Iphan também visitaram o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) onde, junto com a diretora, Mônica Xexéo, conversaram sobre a restauração da tela Alegoria às Artes, de Pallière, recuperada com recursos do PAC. Foi traçada, ainda, agenda conjunta para a recepção do presidente da França, François Hollande, que visitará o MNBA em 04 de agosto, por conta da restauração da obra de arte. A presidente do Iphan visitou também o Museu do Amanhã, a convite do seu diretor, Ricardo Piquet. O encontro teve como objetivo viabilizar a assinatura de Termo de Cooperação entre as duas instituições, também visando as comemorações dos 80 anos do Iphan. 
 
A estadia no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de julho, teve como objetivo também o primeiro encontro da presidente com servidores do Iphan na cidade. Ela se reuniu com os diretores dos Centros Culturais do Iphan, conhecendo as estruturas, os principais projetos, ações e atividades do Centro Cultural Paço Imperial (CCPI), do Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) e Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) dirigidos, respectivamente, por Cláudia Werneck Saldanha, Claudia Storino e Claudia Marcia Ferreira.
 
Nesta terça-feira, o encontro foi na Superintendência do Iphan-RJ, com a superintendente Mônica da Costa e equipe, que apresentaram os estágios e detalhes das obras do PAC Cidades Históricas no Estado. Kátia Bogéa também conversou com os funcionários do Iphan-RJ e visitou as obras de restauração integral do Palácio Gustavo Capanema, localizado no Centro do Rio, tombado em 1948 por sua importância artística.

 

Visita Oficial ao Rio de Janeiro

  • NAC_IPHAN_sede_Reuniao_Paco
    Kátia Bogéa se reúne com diretores dos centros culturais no Iphan SP
  • VIsita_RJ
    Encontro no Paço Imperial reúne Kátia Bogéa com diretoria do Iphan
  • Reuniao_RJ
    Presidente Kátia Bogea se reúne com diretores do Iphan no Rio de Janeiro
  • Visita_Rio
    Ações do PAC Cidades Históricas é tema de reunião de Kátia Bogéa no Iphan-RJ
  • Visita_RJ
    Kátia Bogéa conhece açoes do PAC Cidades Históricas no Estado do Rio de Janeiro
  • Visita_RJ
    Servidores do Iphan-RJ se encontram com presidente Kátia Bogéa
  • Visita_RJ
    Presidente Kátia Bogéa conversa com servidores do Iphan-RJ
  • Visita_RJ
    Presidente do Iphan, Kátia Bogéa, visita obras do Edifício Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin