Sala do Artista Popular (RJ) inaugura exposição sobre Fandango Caiçara

Violas de Ouro de São Paulo Bagre.Principal diversão e momento de socialização das comunidades caiçaras residentes no litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, o Fandango Caiçara é tema de exposição inaugurada na próxima quinta-feira, dia 21 de julho, na Sala do Artista Popular, no Rio de Janeiro.

A expressão cultural registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2012 como Patrimônio Cultural Brasileiro tem sua prática associada à organização de mutirões – nos roçados, nas colheitas ou na construção de benfeitorias, e está presente nas mais diversas festas religiosas, batizados, casamentos e carnaval, quando se comemoram os quatro dias ao som das violas, rabecas, adufos e tamancos.

Feitos manual e artesanalmente, os instrumentos são produzidos por cerca de 40 mestres artesãos no país. Rabecas e violas, por exemplo, levam aproximadamente um mês para serem confeccionadas. Alguns exemplares dessa produção podem ser conferidos na exposição Instrumentos musicais do fandango caiçara, realizada pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Pupular (CNFCP).

O fandango caiçara – primeiro bem imaterial do sul do Brasil reconhecido pelo Iphan – possui uma estrutura complexa, que envolve vários tipos de execução de instrumentos musicais, melodias, versos e coreografias. Sua formação instrumental básica é composta por dois tocadores de viola, um de rabeca e um de adufo. Os homens usam tamancos feitos de madeiras duras para marcar as batidas do ritmo. Atualmente, violão e cavaquinho também são utilizados em vários grupos, além de pandeiros, surdos e tantãs. Assista ao vídeo do Registro.

Na iniciativa da Sala do Artista Popular, Programa permanente voltado para a produção de arte popular e artesanato brasileiros, envolvendo ações de pesquisa, documentação, difusão e fomento, também estarão disponíveis alguns instrumentos musicais para venda.

Serviço
Instrumentos musicais do fandango caiçara
Inauguração
: 21 de julho de 2016 às 17h
Local: Sala do Artista Popular 
Endereço: Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro – RJ

Horário Exposição: De terça a sexta, de 11h às 18h. 
Sábados, domingos e feriados, de 15h às 18h
Período: Até 11 de setembro de 2016
Entrada franca 

Realização
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/IPHAN/Ministério da Cultura    
Informações: (021) 3826-4434 / (021) 3826-4327 (Difusão Cultural)
atendimento.cnfcp@iphan.gov.br
Patrocínio: Vale

Fandango Caiçara

  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    O Grupo de Fandango da Associação de Jovens da Jureia, em Barra do Ribeira (SP), segue a tradição de encontros entre vizinhos e as práticas intercomunitárias.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    O Fandango Caiçara se classifica em batido e bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados, pela estrutura musical, pelos versos e toques.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    Fabricação artesanal de tamancos usados nas danças de fandango.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    Instrumentos musicais fabricados pelos irmãos Zé Pereira e Arnaldo Pereira.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    Fabricação artesanal de instrumentos por Nelson Franco, o Picapau.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara_Danca
    Grupo Mestre Romão de fandango.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    Seu Leonildo Preira e família dançando o fandango.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    Grupo Caiçara Cananeia, de fandango.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    Baile caiçara.
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin