Instituto de Arquitetos do Brasil sorteia livros sobre o patrimônio cultural brasileiro

publicada em 04 de dezembro de 2013, às 11h44

 

Iniciativa comemora marca de 20 mil seguidores no Facebook com publicações do Iphan

A página institucional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) no Facebook alcançou esta semana 20 mil seguidores. Para comemorar a marca, conquistada em menos de um ano, a entidade vai sortear quatro livros doados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As publicações são Atlas dos monumentos históricos e artísticos do Brasil, de Augusto Carlos da Silva Telles; Entorno de bens tombados, de Analucia Thompson e Lia Motta; Intervenções urbanas na recuperação dos centros históricos, de Nabil Bonduki; e Paisagem cultural e patrimônio, de Rafael Winter Ribeiro.

Para concorrer, o seguidor do IAB no Facebook deve curtir um post que anuncie o sorteio e se cadastrar na página do IAB. O link Newsletter está na home do IAB, no topo da página, à direita. O cadastramento, que permite ao leitor receber informações periódicas em newsletter e outros avisos sobre o universo da arquitetura, poderá ser feito até a próxima terça-feira, dia 10. O sorteio será realizado na quarta-feira, dia 11, e divulgado no mesmo dia, no site e redes sociais.

As publicações do Iphan podem ser acessadas pelo site do Instituto, no menu Publicações. Em seus 75 anos, o Iphan já publicou cerca de 1,5 mil obras relacionadas às atividades de preservação, tombamento, registro e valorização do patrimônio cultural, além de projetos de restauração e recuperação de centros históricos em todas as regiões do Brasil.

Saiba mais sobre os livros que serão sorteados:

Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil
Coleção Obras de Referência - Vol. 2
Autor: Augusto Carlos da Silva Teles
Ano de Publicação: 2008 - 3ª Edição
Páginas: 352

Traz, em linguagem didática, referências sobre monumentos históricos. É uma obra fundamental para a educação dos jovens que se iniciam no conhecimento do Patrimônio Cultural Brasileiro. Apresenta uma análise detalhada do acervo histórico, arquitetônico e artístico nacional, o que transformou suas edições anteriores – anos de 1975 e 1980 -, em referência para professores, estudantes e profissionais de diversas áreas.

Paisagem Cultural e Patrimônio
Autor: Rafael Winter Ribeiro
Publicação: IPHAN
Edição: 2007 – 1ª Edição
Páginas: 152

Apresenta os resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Iphan, com a relação entre paisagem e patrimônio, recuperando experiências internacionais ao analisar a construção do conceito de paisagem cultural e sua adoção como categoria de preservação. O tema tem despertado muito interesse desde que a UNESCO instituiu, em 1992, a paisagem cultural como categoria para inscrição de bens na lista de patrimônio cultural, e o autor explora os processos de tombamento existentes no Arquivo Central do Iphan (seção Rio de Janeiro) para compreender estratégias de atuação relacionadas a paisagens no contexto brasileiro, constituídas no campo de identificação e preservação do patrimônio cultural.

Intervenções Urbanas na Recuperação de Centros Históricos
Autor: Nabil Bonduki
Publicação: IPHAN
Edição: 2012 – 1ª edição
Páginas: 376

O livro faz parte da Coleção Arquitetura. As suas 376 páginas retratam as questões, os desafios, os limites, as possíveis soluções para a gestão do território das cidades brasileiras e têm por objetivo oferecer um balanço das ações do Programa Monumenta.

Entorno de bens tombados
Autoras: Lia Motta e Analucia Thompson
Publicação: IPHAN
Edição: 2010
Páginas: 174

Este livro é o resultado de pesquisa realizada nos acervos arquivísticos e bibliográficos do Iphan, no Rio de Janeiro, e da reunião de informações sobre o tema entorno de bens tombados. Um panorama da história e evolução conceitual do tema, desde as referências internacionais até a experiência brasileira, destacando o trabalho do Iphan a partir da aplicação das noções de visibilidade e vizinhança – definidas no Decreto-Lei nº 25 de 1937 – e, posteriormente, do conceito de entorno, que abrange a ambiência e a historicidade dos contextos que envolvem os bens tombados. Reprodução de documentos importantes, resultados de seminários e portarias que regulamentam procedimentos administrativos, incluindo o entorno, e a proposta da criação de um Livro de Entorno.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin