Ocupação Feminina é tema do Dia do Patrimônio em Pelotas (RS)

Dia do Patrimônio - Ocupação FemininaDia 17 de agosto é a data de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em sua homenagem, nesta data comemora-se o Dia do Patrimônio, com ações que se espalham por todo o país. No Rio Grande do Sul, a cidade de Pelotas é uma das que celebram a data. Seguindo uma programação prévia, nos dias 19, 20 e 21, moradores e visitantes poderão participar de diversas atividades, como visita guiada a prédios históricos, manifestações artísticas ao ar livre, oficinas técnicas, ações de educação patrimonial especialmente para rede municipal de ensino, entre outras.

Ao todo, o projeto Dia do Patrimônio em Pelotas promove mais de 120 atividades que envolvem cerca de 50 agentes do patrimônio – muitos são voluntários –, 19 prédios históricos, com a expectativa de receber 3,6 mil estudantes de 30 escolas municipais. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Pelotas que ocorre desde 2013, que divulga e promove o Patrimônio Histórico Cultural local aproximando e integrando a comunidade. O objetivo principal é promover o patrimônio cultural e enfatizar o conceito patrimonial, como política pública de cultura. Este ano, o tema é Ocupação Feminina e pretende evidenciar as mulheres célebres e anônimas que nasceram ou viveram no município e que fizeram de Pelotas uma cidade múltipla, dinâmica, cultural.

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
O projeto Dia do Patrimônio de Pelotas foi um dos vencedores deste ano do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Iphan. Criado em 1987 em homenagem ao primeiro presidente do Instituto, o Prêmio que chega a 29ª, tem como objetivo reconhecer iniciativas, desenvolvidas por pessoas e instituições públicas ou privadas que mantêm vivo o patrimônio e suas mais diversas formas de expressão. Em 2016 homenageia também Samba de Roda do Recôncavo Baiano, bem cultural inscrito pelo Iphan no Livro de Registro das Formas de Expressão em 2004, e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 2005.

A cerimônia de premiação das oito ações vencedoras deste ano ocorrerá no dia 20 de outubro, em Salvador (BA). 

Na categoria I: Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural.
XXII Festival de Bumba-meu-boi de Zabumba, do Maranhão,
Som dos Sinos, de Minas Gerais
Mestres do Fogo, de Sergipe
Memória do Circo, de São Paulo

Na categoria II: Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural
Identidade e Memória do Povo do Mar, da Bahia
Roteiros Geo-turísticos – Conhecendo o Centro Histórico de Belém, do Pará
Dia do Patrimônio em Pelotas, do Rio Grande do Sul
Pescando Memórias, de Sergipe

O primeiro presidente do Iphan
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898, em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação, em 1937, até 1967.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin