Casa do Iphan em São Paulo ficará aberta a visitação

A sede do Iphan em São Paulo é um casarão construído na primeira década do século XX, um exemplar da arquitetura paulista do período republicanoNos próximos dias 26, 27 e 28 de agosto, a casa da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Paulo (Iphan-SP) está aberta para quem quiser conhecer e participar de palestras sobre o patrimônio cultural. A iniciativa está inserida na Jornada do Patrimônio, promovida pela prefeitura de São Paulo, que este ano tem como tema As origens da cidade.

Na programação do fim de semana na sede do Iphan-SP estão previstas duas rodas de conversas com a apresentação de trabalhos recentes do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio (PEP/MP/IPHAN) e, também, outros debates  envolvendo temas como apropriação do patrimônio cultural e a reflexões sobre sua materialidade e a imaterialidade. 

O casarão que hoje abriga a Superintendência do Iphan-SP é da primeira década do século XX e foi construído para a ser a residência de Dona Sebastiana de Sousa Queirós. É um exemplar da arquitetura paulista do período republicano e traz na fachada características que remetem ao ecletismo, reunindo diversos estilos arquitetônicos. A casa de Dona Sebastiana fica na Avenida Angélica, 626, no Bairro Santa Cecília.

A Jornada do Patrimônio e os roteiros de histórias
Jornada do Patrimônio em São PauloEntre as atividades de maior interesse durante o evento deste ano está a visitação a exemplares históricos tombados ou reconhecidos como importantes para a memória afetiva da cidade. Entre os que remontam à origem da cidade de São Paulo, está a Capela de São Miguel, um dos mais antigos da capital e que apresenta 90% de suas características originais desde a sua reconstrução, em 1622. 

A programação também terá o programa Caminhos antigos da cidade de São Paulo, com cinco opções de passeios por trajetos que ajudaram a estabelecer as linhas de expansão da cidade. São eles: Caminho de Santos, do Vale do Paraíba e São Miguel, do Guaré, de Campinas e de Pinheiros-Sorocaba. Há também roteiros sobre o patrimônio, como uma visita à Casa de Vidro, primeiro projeto construído da arquiteta italiana Lina Bo Bardi, e um passeio ciclístico que percorre pontos históricos da zona leste da cidade, entre eles a Casa do Tatuapé e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, na Penha. Outros passeios pelos bairros do Bixiga, Brás, Luz, Aclimação e ao Parque Ibirapuera completam a programação.

 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5531 / 2024-5512  
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr www.instagram.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin