Brasil e Bolívia implementam cooperação no campo do patrimônio cultural

publicada em 28 de novembro de 2013, às 12h30

 

Iniciativa vai promover o intercâmbio de informações e experiências nas áreas de proteção e salvaguarda do patrimônio cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cultura boliviano, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério brasileiro de Relações Exteriores estão reunidos ao longo desta semana, de 25 a 29 de novembro em La Paz, capital da Bolívia, para trocar experiências e conhecimentos em gestão das culturas dos dois países.

A ação integra o Projeto de cooperação bilateral e reúne técnicos dos Departamentos de Patrimônio Imaterial e Material do Iphan e do Ministério das Culturas da Bolívia para realizar um diagnóstico integrado do estado de conservação de um sitio cultural, articulando temas de paisagem cultural e patrimônio imaterial, selecionados pelo Ministério boliviano. O sítio escolhido para essa atividade foi o da cidade de Copacabana, nas margens do Lago Titicaca com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos referente ao registro e diagnóstico do patrimônio cultural.

A atividade conta com processos e metodologias de registro do patrimônio cultural, considerando a identificação das relações existentes entre a paisagem cultural e o patrimônio imaterial, desde a perspectiva das comunidades locais do sitio. O Projeto em implementação prevê, ainda, a conclusão de atividades envolvendo outras áreas do Iphan, como exemplo da Coordenação de Bens Móveis, cujo objetivo final é elaborar um Plano de Ação conjunto Brasil-Bolívia de combate ao Tráfico Ilício.

O encontro acontece na sede do Ministério das Culturas da Bolívia, em La Paz, incluindo ainda uma visita ao município de Copacabana, para levantamento de campo e entrevistas locais.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin