Iphan convida comunidade para discutir revalidação do Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural

Discutir as várias faces do Círio de Nossa Senhora do Nazaré, em Belém, no Pará, tendo como foco as mudanças e permanências que ocorreram na festividade desde seu Registro como Patrimônio Cultural do Brasil em 2004. 
 
Este é o objetivo da visita reflexiva e roda de conversa promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Sistema Integrado de Museus e Memórias da Secretaria de Estado da Cultura (SIM-Secult), que acontece no próximo dia 07 de outubro.
 
O evento integra as atividades do processo que analisa a revalidação do bem cultural, realizada a cada 10 anos após a concessão do Registro por parte do Iphan.  A visita reflexiva terá início às 8h30 na Feira do Miriti, na Praça Dom Pedro II, para conhecer um pouco mais do universo lúdico e poético que envolve a produção e comercialização dos brinquedos de miriti. Às 9h, seguirá para o Museu do Círio, espaço dedicado à memória do Círio em seus momentos e gestos mais emblemáticos. 
 
Às 10h, ocorrerá a roda de conversa com pesquisadores e especialistas no Círio de Nazaré, que trará reflexões sobre esta grande festividade paraense com elementos que ultrapassam o sagrado e o profano, vista e vivenciada de diferentes maneiras por milhares de pessoas. O evento será  será realizado no miniauditório do Museu de Arte Sacra.
 
Revalidação 
Inscrita no Livro das Celebrações, em 2004, a procissão  que ocorre na capital paraense no segundo domingo de outubro é considerada uma das maiores concentrações religiosas do mundo, sendo inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco em dezembro de 2013. 
 
Depois de 10 anos registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro, o bem continua sendo uma referência cultural para a comunidade e consequentemente para o país? Esta é a principal análise feita pelo Iphan durante o processo de revalidação do título concedido aos bens de natureza imaterial.
 
A iniciativa prevista no Decreto 3.551/2000 tem como finalidade tanto investigar sobre a atual situação do bem cultural, como levantar informações, averiguar efetividade das ações de salvaguarda, verificar mudanças nos sentidos e significados atribuídos ao bem, entre outras iniciativas. Saiba mais.
 
Serviço:
Círios de Nazaré: transformações, permanências e rupturas
Horário:
8h30 às 13h
Local: Rua Padre Champagnat, Cidade Velha. Belém, Pará. 
Informações: (91) 3224.0699 
 
 

Círio de Nossa Senhora de Nazaré - Belém (PA)

  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma celebração religiosa que ocorre em Belém e outras cidades do Estado do Pará.
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    Os festejos envolvem vários rituais de devoção religiosa e expressões culturais
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    A grande festa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré acontece, anualmente, desde 1793 e seu ponto alto é a procissão do Círio.
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    Devotos, turistas e curiosos de todas as partes do Brasil e de outros países participam do Círio de Nazaré, em Belém (PA).
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    Da procissão propriamente dita, que corresponde ao traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral da Sé até a Praça Santuário
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma celebração religiosa que ocorre em Belém (PA)
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma celebração religiosa que ocorre em Belém (PA). Os festejos envolvem rituais e expressões culturais e reunindo devotos e visitantes de todo o mundo
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare_Celebracao
    Celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, no Pará
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare_Transladacao
    Transladação, festa do Círio de Nazaré, em Belém (PA).
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    Da procissão, que corresponde ao traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral da Sé, local em que Belém nasceu, até a Praça Santuário, no bairro de Nazaré
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    O Círio reconta, por meio de seu cerimonial religioso, a lenda que envolve o achado, em 1700, da imagem de Nossa Senhora de Nazaré por um caboclo denominado Plácido.
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare_Nossa_Senhora
    O Círio é uma festa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré e é realizado em Belém (PA)
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare_Procissao
    À noite, a procissão ganha um brilho especial com as velas acesas carregadas pelos devotos que pagam promessas, rezam e cantam o hino de Nossa Senhora de Nazaré
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    Os paraenses consideram essa festa um grande momento anual de demonstração de devoção e solidariedade, de reiteração de laços familiares e manifestação social e política.
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a santa peregrina.
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    É uma celebração constituída por vários rituais de devoção religiosa e expressões culturais, cujo clímax ocorre na procissão do Círio, no segundo domingo de outubro
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    A relevância do Círio de Nazaré como manifestação cultural pode ser reconhecida no longo e dinâmico processo que reitera e constrói essa celebração há mais de 200 ano.
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    O Círio foi inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, em dezembro de 2013.
  • PA_IMAT_Cirio_de_Nazare
    O Círio de Nazaré é um símbolo da forte religiosidade presente na cultura paraense.
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin