Educação Patrimonial é tema de Congresso na Espanha

O Brasil foi convidado e reconhecido como país que traz novas reflexões sobre participação social e educação patrimonial.Brasil e Portugal terão a oportunidade de apresentar suas estratégias de ações educativas para preservação do Patrimônio Cultural, no III Congresso Internacional de Educação Patrimonial, que acontecerá de 26 a 28 de outubro, em Madri, na Espanha.

Organizado pelo Instituto do Patrimônio Cultural da Espanha (IEPC) pela Comunidade de Madrid e pelas Universidades de Valladolid e do País Basco, neste ano, o congresso enfoca os vínculos transibéricos – relação entre as nações de língua portuguesa e espanhola - no qual os países convidados apresentarão suas ações na área de educação patrimonial que se destacam em abordagens mais participativas, inclusivas e sociais.

A conferência de abertura ficará por conta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a participação da coordenadora de Educação Patrimonial do instituto, Sônia Regina Rampin Florêncio, que abordará o tema Educação Patrimonial e participação social: estratégias educativas para a valorização do patrimônio no Brasil.

De acordo com a coordenadora do Iphan, o convite para fazer conferência inaugural do Congresso “mostra um reconhecimento das práticas institucionais no que se refere às ações educativas com foco na participação social, destacando o Brasil como um país que traz novas reflexões sobre posturas mais inclusivas com foco na participação social em todo o processo de preservação do patrimônio".

III Congresso Internacional de Educação Patrimonial

Criado em 2012 pelo Observatório de Educação Patrimonial da Espanha e pelo Instituto de Patrimônio Cultural da Espanha, o Congresso Internacional de Educação Patrimonial trouxe, em sua primeira versão, abordagens sobre a educação patrimonial tendo a apenas a Europa como ponto de referência.

Em 2014, o segundo congresso teve como objetivo reunir jovens, estudantes, profissionais, especialistas e grupos de pesquisa em educação patrimonial para debaterem, dentre oito linhas temáticas, projetos voltados às tecnologias da informação, museus, acessibilidade, comunicação, inclusão social e inovação educativa, com a participação do Brasil e França.

Nesta edição, a conferência centra-se na análise da ação, da inovação e da reflexão nesta temática, tendo Brasil e Portugal como países convidados, objetivando o foco nos vínculos transibéricos.

Veja a programação

Serviço: 
III Congresso Internacional de Educação Patrimonial
Data: 
26 a 28 de outubro de 2016
Local: Complexo Cultural El Águila, em Madrid, na Espanha.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin