Iphan participa da XI Reunião do Conselho Administrativo do CRESPIAL

O Conselho Administrativo do Centro Regional para Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da América Latina (CRESPIAL) está em Valparaíso, no Chile, para sua XI reunião. A principal pauta do encontro que acontece dias 27 e 28 de outubro será a eleição da nova Direção Geral do Centro, para o período 2017/2020. 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI), é o representante brasileiro no Centro de Categoria 2, auspiciado pela UNESCO, que tem como objetivo promover e apoiar ações de salvaguarda e preservação do patrimônio cultural imaterial da região.

O Diretor do DPI, Hermano Queiroz, participa das discussões que também contará com a apresentação dos resultados da reunião do Comitê Executivo de 2016, o relatório das atividades desenvolvidas pelo CRESPIAL no último ano e a proposta para a reprogramação do Plano Operacional Bianual 2016-2017. 

O Brasil também possui um Acordo de Cooperação com o CRESPIAL, por meio do Centro Lúcio Costa e do DPI, para a realização de atividades conjuntas no marco da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de 2003, entre elas o Curso de formação em gestão do patrimônio cultural imaterial, destinado a todos os países que compõem o CLC e o CRESPIAL, e que terá sua segunda edição em 2017.

No evento, o diretor Hermano Queiroz apresentará para apreciação do Conselho de Administração – instância máxima do CRESPIAL – a proposta de realização da exposição no Brasil sobre o Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina, solicitando a cooperação dos países por meio do CRESPIAL. A mostra, que visa fortalecer e fomentar a cooperação cultural da Região, pretende reunir o patrimônio cultural latino-americano incluído na Lista Representativa do Patrimônio Imaterial da UNESCO, constituindo um amplo panorama das práticas culturais características do modo de ser e viver das diferentes comunidades que compõem este vasto e heterogêneo território. A ideia ganhou força após verificar a boa recepção do público para mostra semelhante realizada no Brasil, o Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos sendo uma das atividades propostas para a celebração dos 80 anos do Iphan a ser comemorado em 2017. 
 
Atualmente, fazem parte do CRESPIAL quinze países – Brasil, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Equador, Colômbia, México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica e Cuba. 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin