Engenho histórico de Pindaré-Mirim será restaurado

As obras de restauração do Engenho São Pedro, em Pindaré-Mirim (MA) terão início nesta terça-feira (01). A data foi estabelecida durante a assinatura do contrato de prestação de serviços entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA), neste ato representado pelo superintendente, Maurício Itapary, e as empresas Construções e Comércio Camargo Correia S/A (CCCC) e Gomes Sodré Engenharia Ltda, na última segunda-feira, dia 31 de outubro.  A execução da obra tem a parceria institucional do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura Municipal de Pindaré-Mirim.

A Camargo Correia, cumprindo medida compensatória em função das obras da Ferrovia Carajás, investirá R$ 4,750 milhões na restauração do Engenho de São Pedro. Caberá ao Iphan a fiscalização, gerenciamento, estabelecimento de cronograma, além de assegurar a qualidade e adequabilidade da obra, que será executada pela Gomes Sodré.

Entre os serviços a serem executados estão a implantação de um sistema de drenagem ao redor do edifício; a substituição e restauração dos tijolos cerâmicos aparentes do prédio e o tratamento urbanístico e paisagístico com inserção de mobiliário urbano. Após a restauração, o prédio abrigará um Centro Cultural e Educacional e o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), conforme padrão preestabelecido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-MA), atendendo, também os critérios estabelecidos pelo Iphan.

O prédio sede do Engenho Central de Pindaré-Mirim, também chamado de São Pedro ou de Companhia Progresso Agrícola, foi inaugurado em 16 de agosto de 1884. É um exemplar arquitetônico açucareiro, testemunho de um ciclo histórico na evolução da sociedade e economia brasileira, em especial no processo econômico agroindustrial maranhense.

O Engenho Central foi tombado pelo Iphan em 2 de dezembro de 1997 e pelo governo estadual em 10 de agosto de 1984.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin