Rio de Janeiro recebe certificado de Patrimônio Mundial

Rio de Janeiro Paisagem Cultural

Reconhecida como uma das cidades mais belas do mundo, o Rio de Janeiro encontra na relação entre homem e natureza a âncora para seu título de primeira paisagem cultural urbana declarada Patrimônio Mundial, conferido de forma inédita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 

Anteriormente, os sítios reconhecidos nessa tipologia eram relacionados a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico. A cidade do Rio de Janeiro passou, em 1º de julho de 2012, a ser a primeira área urbana no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem urbana.

Até o reconhecimento internacional, foram quatro anos de trabalho conjunto entre o Iphan, o Ministério do Meio Ambiente, a Associação de Empreendedores Amigos da UNESCO, além dos governos estaduais e municipais do Rio de Janeiro e parceiros privados e públicos, que criaram Comitês Institucional e Técnico para a elaboração do dossiê de candidatura.

A entrega oficial do documento de inscrição do Rio de Janeiro na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO aconteceu nesta terça-feira, 13 de dezembro, em cerimônia no Hotel das Paineras e contou com a presença da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, da coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Patrícia Reis, além de representante do Governo do Estado. 

De acordo com a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, o título trouxe ao cenário nacional e internacional o desafio de construir novos parâmetros para as políticas de patrimônio com vistas à proteção e à gestão de um bem tão peculiar e com característica singular em todo o mundo.

O Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, ressalta que, assim como foi o reconhecimento de Brasília há 30 anos, o título do Rio de Janeiro também foi inovador. Para ele, a convivência da cidade maravilhosa com sua rica paisagem natural indica desafios permanentes para assegurar a perenidade dos atributos únicos que levaram a cidade a ser inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Entre os principais elementos que tornaram excepcional e maravilhosa a cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha estão o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e a famosa praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem o forte e o morro do Leme, o forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo, entre outros elementos. 

Plano gestor do patrimônio mundial 
Uma extensa programação antecede a cerimônia de certificação que ocorrerá no Centro de Visitantes das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca (RJ), área que integra o sítio declarado pelo Comitê do Patrimônio Mundial.

Às 14h, será instalado oficialmente o Comitê Gestor do Sítio Patrimônio Mundial, coordenado pelo Iphan, e composto por 20 membros que incluem representantes do Instituto, dos Ministérios da Defesa e Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado do Rio, da UNESCO, além da sociedade civil e organismos não governamentais, como Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), associações de moradores do município do Rio de Janeiro, entre outros. 

O Plano de Gestão do Sítio “Rio de Janeiro, Paisagens Cariocas, entre a Montanha e o Mar”, que foi aprovado no ano passado na Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Bonn, na Alemanha, será apresentado na ocasião, e conta com a contribuição de diferentes agentes do setor público nas esferas federal, estadual e municipal, como também do setor privado e da sociedade civil. 

O Plano, que é um dos assuntos da mesa redonda técnica que ocorrerá sobre a gestão de paisagens culturais, tem como princípio a gestão integrada entre os órgãos e agentes de preservação da cultura e da natureza.  Serão debatidas as experiências do Rio, bem como a de Sevilha, na Espanha, com bens culturais também declarados Patrimônio Mundial, que desenvolveu o seu Guia de Paisagem que será abordado pela Direção do Laboratório de Paisagem do Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico. Confira a programação completa

O evento terá sequência com a inauguração da sinalização Rio Patrimônio Mundial e o lançamento da publicação “Rio de Janeiro: paisagens cariocas entre a montanha e o mar” editada pela UNESCO e pela Editora Brasileira de Arte e Cultura.

Serviço:
Reunião de Gestão do Patrimônio Mundial
Data:
13 de dezembro de 2016, às 14h.
Local: Centro de Visitantes das Paineiras, Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)


Entrega Certificado de Patrimônio Mundial ao Rio de Janeiro: paisagens cariocas entra a montanha e o mar
Data: 13 de dezembro de 2016, às 17h
Local: Hotel das Paineiras – Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Mécia Menescal – .mecia.menescal@iphan.gov.br 
(61) 2024-5513- 2024-5512 - 2024-5511
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr    

Rio - Patrimônio Mundial

  • RJ_Rio_de_Janeiro_Patrimonio_Mundial
    Inauguração da sinalização Rio Patrimônio Mundial
  • RJ_Rio_de_Janeiro_Patrimonio_Mundial
    Inauguração da sinalização Rio Patrimônio Mundial
  • RJ_Rio_de_Janeiro_Patrimonio_Mundial
    Inauguração da sinalização Rio Patrimônio Mundial
  • RJ_Rio_de_Janeiro_Patrimonio_Mundial
    Entrega do certificado Rio Patrimônio Mundial
  • RJ_Rio_de_Janeiro_Patrimonio_Mundial
    Presidente Kátia Bogéa em cerimônia da entrega do certificado
  • RJ_Rio_de_Janeiro_Patrimonio_Mundial
    Publicação Unesco: Rio de Janeiro: paisagens cariocas entre a montanha e o mar
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin