Mobiliário moderno de Brasília passa por restauração

Mesa de conferência utilizada pelo presidente Juscelino Kubistchek está sendo restaurada por alunos do Instituto Federal de Brasília, em acordo assinado como IphanUma mesa de conferência utilizada por Juscelino Kubistchek, assinada pela arquiteta Ana Maria Niemeyer, e duas outras escrivaninhas, sob a assinatura do designer, Jorge Zalszupin da L`atelier, estão sendo restauradas e deverão voltar a ocupar o Gabinete da Presidência da República, no Palácio do Planalto. Para o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Distrito Federal (Iphan-DF), Carlos Madson Reis, este é um dos melhores presentes para comemorar os 57 anos de Brasília. Ele explica que o trabalho é o resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Iphan e o Instituto Federal de Brasília (IFB), para a recuperação dos móveis criados para a inauguração da cidade.

O restauro está sendo realizado pelos alunos de Produção Moveleira do IFB – Campus Samambaia, do nível avançado do Curso Técnico em Móveis. Além do repasse de recursos, técnicos do Iphan-DF ministraram palestras para os alunos do curso de mobiliário moderno. De acordo com o professor Fred Hudson, o trabalho é minucioso e acompanhado, também, pela equipe de docentes. Ele alerta que, como as peças a serem restauradas são assinadas por designers modernistas, o curso exige integração, organização e muito conhecimento histórico e técnico.

O superintendente Carlos Madson Reis ressalta que “essa parceria entre Iphan e IFB é importantíssima sob vários aspectos, especialmente porque possibilita a formação de profissionais com sensibilidade para intervir nesse valioso patrimônio e, ao mesmo tempo, promove a geração de emprego e renda e a inserção no mercado de trabalho. Esse acordo une a preocupação do Iphan com a preservação desse rico acervo, que possui muitas peças projetadas especialmente para os palácios e instituições públicas a que pertencem, com a expertise do IFB na área de ensino e pesquisa sobre o tema. É o trabalho de preservação, cumprindo sua função social”.

alunos de Produção Moveleira do IFB – Campus Samambaia, do nível avançado do Curso Técnico em MóveisJá o professor Fred Hudson explica que “o objetivo central desse acordo é a realização de cursos de capacitação em conservação e restauro de mobiliário moderno, uma vez que a recuperação desse acervo é uma preocupação comum ao IFB e ao Iphan. Um acordo mais recente, firmado entre o IFB e a Presidência da República, trouxe para o projeto as peças de mobiliário moderno do Palácio do Planalto”.

O processo de restauração que será feito em cerca de 100 peças, envolve pericia do mobiliário, seleção por categoria, ficha catalográfica. Toda a pesquisa sobre este acervo modernista de Brasília vai subsidiar o lançamento de um livro, previsto para o final de 2017, registrando, também todas as fases da recuperação, como a higienização, lixamento, envernizamento e, em alguns casos, a recomposição de peças danificadas. Para os especialistas, do ponto de vista histórico e cultural, o acervo de Brasília é muito valioso e a maioria das peças é assinada por designers modernistas, como Sérgio Rodrigues, Bernardo Figueiredo, Ana Maria Niemeyer, Joaquim Tenreiro, Elvin Dubugras, entre outros.

O acordo entre o Iphan e o IFB foi assinado em outubro de 2016, prevendo atividades de capacitação (cursos de formação inicial e continuada) a serem realizadas ao longo de 2017. Essas atividades refletem positivamente em outras parcerias do IFB, como a restauração de cerca de 40 móveis da Universidade de Brasília (UnB), que vão compor a Biblioteca do Ministério do Meio Ambiente. O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira foi entregue no ato da inauguração, em dezembro de 2016, e a segunda que esta prevista para agosto de 2017, após o termino da oficina que vem sendo realizada no IFB. 

Também está sendo articulada a realização de uma exposição para a comemoração dos 50 anos do Palácio do Itamaraty, no segundo semestre deste ano, reunindo cem peças que estão sendo restauradas a partir de Acordo de Cooperação Técnica entre IFB e Ministério das Relações Exteriores (MRE), assinado em março de 2017. Além dessa exposição, a proposta é estabelecer um programa permanente, por meio de uma rede de pesquisa e preservação desse Patrimônio, integrando outras instituições ligadas ao tema.

O próximo acordo a ser firmado envolverá o Museu Vivo da História da Memória Candanga, da Secretaria de Cultura do GDF, para o restauro de dez peças, incluindo camas, penteadeiras e outros moveis que foram resgatados do Brasília Palace Hotel, na ocasião do incêndio. 

Mais informações para a Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br
Adélia Sores – adelia.soares@iphan.gov.br
 (61) 2024-5504  /  2024-5511  /  2024-5513 / 99380-9709
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin