Imóveis da Vila Ferroviária de Paranapiacaba (SP) são restaurados
Uma típica vila inglesa, do século XIX, em breve estará de volta, com toda a sua plenitude. Com recursos do PAC Cidades Históricas, diversos edifícios da Vila Ferroviária de Paranapiacaba, no município de Santo André (SP), estão sendo restaurados, promovendo o turismo e a qualidade de vida para a população. No último sábado, dia 22 de julho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entregou à comunidade quatro deles: a Casa do Engenheiro (atual Biblioteca); a Garagem das Locomotivas; as Oficinas de Manutenção e o Almoxarifado das antigas companhias férreas.
A data marcada para a entrega coincidiu com o primeiro dia do XVII Festival de Inverno de Paranapiacaba, um dos eventos culturais mais importantes da cidade. A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, participou da solenidade, que ocorreu na Garagem das Locomotivas, ao lado da superintendente do Iphan-SP, Maria Cristina Donadelli, e do prefeito de Santo André, Paulo Serra, entre outras autoridades locais.
Ao todo, as quatro obras de restauração receberam mais de R$ 6,8 milhões em recursos do Governo Federal, por meio do Iphan, e foram executadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André. Com as obras, a Garagem das Locomotivas poderá ser utilizada como plataforma de embarque e desembarque do Trem Turístico e apoio ao turista que passa pela Vila de Paranapiacaba. Nas Oficinas de Manutenção das antigas São Paulo Railway Co. (SPR) e Rede Ferroviária Federal (RFFSA) foram implantadas áreas de oficinas, depósito, espaço para formação de mão de obra em restauro e ainda um galpão que será utilizado como museu vivo.
As outras duas obras já haviam sido concluídas e estão em plena utilização desde o ano passado: a restauração do Almoxarifado da Antiga SPR, agora com condições estruturais para sua utilização como restaurante, possibilitando também um melhor atendimento à demanda turística da região; e a restauração da Casa do Engenheiro, que abriga atualmente a Biblioteca Pública local, atendendo cerca de 3 mil usuários por ano, entre alunos das escolas municipais e demais visitantes.
O conjunto de investimentos realizados pelo Governo Federal atua diretamente com os bens materiais protegidos na Vila de Paranapiacaba, que tem toda sua trajetória marcada pela relação com a ferrovia. As intervenções visam, portanto, não só a preservação desses bens culturais, mas sua continuidade relacionada ao desenvolvimento da cidade, promovendo Santo André como polo de turismo para São Paulo. Essa relação é fundamental já que o Expresso Turístico que roda pelo local tem previsão de atendimento de cerca de 10 mil passageiros por ano e a Vila, em si, possui um fluxo anual de 200 mil visitantes.
Uma vila inglesa em São Paulo
Tombada pelo Iphan em 2008, a Vila Ferroviária de Paranapiacaba e seu entorno formam uma porção de território de grande importância histórica e ambiental, que registra uma época de forte influência da cultura inglesa na região. Além de estar inscrita na Lista Indicativa a Patrimônio Mundial pela Unesco, a Vila também é Núcleo da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e integra a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
A origem da Vila de Paranapiacaba é diretamente ligada à produção cafeeira no estado de São Paulo, no século XIX. Originalmente produzido no Vale do Paraíba, o café passou a ocupar também a região do oeste paulista, sendo escoado pelo Porto de Santos e transportado, a partir de 1867, por Jundiaí, pelos trilhos da São Paulo Railway. Dessa implantação ferroviária, surgiu, nos contrafortes da Serra do Mar, a Vila Ferroviária de Paranapiacaba.
O acampamento provisório dos trabalhadores originou o núcleo que hoje é conhecido como Vila Velha. Além dela, foi também construído um plano urbanístico inovador para atender ao centro de controle operacional da São Paulo Railway e seus funcionários, contemplando residências em edifícios padronizados, hospital, escola, clube recreativo e campo de futebol, além de outras estruturas que formaram a Vila Martin Smith. O conjunto protegido pelo Iphan compreende os núcleos das duas vilas, além do Pátio Ferroviário até o Quinto Patamar, e configura a Vila Ferroviária de Paranapiacaba, atualmente localizada no Município de Santo André.
PAC Cidades Históricas
Pela relevância da Vila de Paranapiacaba, o PAC Cidades Históricas prevê investimentos em outras quatro ações na localidade, para além das já concluídas. O Programa é uma linha exclusiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinada aos sítios históricos urbanos protegidos pelo Iphan. O PAC Cidades Históricas está presente em 44 cidades de 20 estados, totalizando R$1,6 bilhão em investimentos em 424 ações, objetivando a recuperação e revitalização das cidades históricas brasileiras, a restauração dos monumentos e a promoção do patrimônio cultural, com foco no desenvolvimento econômico e social e no suporte às cadeias produtivas locais.
Serviço:
Entrega de obras do PAC Cidades Históricas na Vila Ferroviária de Paranapiacaba
Data: 22 de julho de 2017, 10h
Local: Garagem das Locomotivas
Vila Ferroviária de Paranapiacaba, Santo André (SP)
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