Licenciamento Ambiental é tema de debate na Embaixada da China

Representantes do Iphan e de estatal chinesa discutem desafios do licenciamento ambiental na Embaixada da ChinaOs desafios da preservação do Patrimônio Cultural no âmbito do Licenciamento Ambiental foram tema de encontro realizado nessa quinta-feira, dia 03 de agosto, com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da estatal chinesa State Grid. A reunião contou com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, do embaixador chinês Li Jinzhang e do CEO da estatal, Cai Hongxian. A empresa é a responsável pelo Sistema de Transmissão Xingu Rio, que distribuirá a energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a partir do Rio Xingu, no Pará, até a região Sudeste do Brasil.  

O projeto, em processo de licenciamento no Iphan desde setembro de 2015, é um dos maiores deste gênero em todo o mundo, abrangendo mais de dois mil quilômetros para cada uma das duas linhas de transmissão. Entre as análises necessárias para a efetiva construção da linha, a empresa chinesa precisa atender as questões relativas à legislação de proteção do Patrimônio Cultural brasileiro, desenvolvendo estudos prévios de avaliação de impacto aos bens acautelados em âmbito federal, sob responsabilidade do Iphan, na área do empreendimento.

A reunião ocorreu na Embaixada da República Popular da China, em Brasília, e teve também a participação da conselheira política da Embaixada, Lin Gui, e, representando o Iphan, o chefe de gabinete, Rafael Arrelaro, e o coordenador nacional de licenciamento ambiental, Roberto Stanchi.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin