Ouro Preto (MG) recebe primeira etapa de obras em igreja símbolo do barroco

Igreja Matriz de Antônio Dias, restaurada com recursos do PAC Cidades HistóricasA Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, uma das mais representativas de Ouro Preto (MG) e sede do Museu Aleijadinho, está de cara nova. Com recursos do PAC Cidades Históricas, a igreja passou por uma importante obra de restauração arquitetônica conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e foi entregue no dia 18 de agosto.

O PAC Cidades Históricas investiu cerca de R$4 milhões na restauração arquitetônica do bem e ainda prevê uma nova etapa de obras, anunciada na mesma data, para a restauração dos elementos artísticos integrados da igreja, tais como altares e forro. Nesse primeiro momento foi feita a recuperação estrutural do edifício, incluindo ações como substituição de instalações elétricas e de prevenção e combate a incêndio. Outra importante mudança foi a pintura nas cores originais da igreja, resgatadas por meio de prospecções cromáticas, iconografia histórica e no relato dos antigos moradores.

A solenidade de entrega da primeira etapa de obras contou com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, da superintendente do Iphan em Minas Gerais, Celia Corsino, do prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, do Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, além de representantes da paróquia e do Museu Aleijadinho. Durante a cerimônia, a presidente do Iphan reforçou o compromisso da instituição com o patrimônio religioso em todo o país e reforçou o empenho em iniciar a segunda etapa de obras. A solenidade teve ainda a apresentação do Coral Canto Crescente, projeto sociocultural de formação musical de crianças e adolescentes da cidade, e exibição do documentário Esperando Conceição, produzido pela jornalista Lidiane Andrade com a comunidade da paróquia, no âmbito do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, do Iphan.

Preciosidade mineira
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio DiasA Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias possui inquestionável relevância para a história da cidade de Ouro Preto e da arte e arquitetura religiosa no Brasil. Sua construção foi iniciada com um templo em 1705, depois ampliado em novo edifício em 1727, cujas obras duraram até a segunda metade do século XVIII e foram conduzidas pelos mestres Manuel Francisco Lisboa e Aleijadinho. Os dois estão enterrados nesta igreja, que veio também abrigar, anos mais tarde, o Museu Aleijadinho, responsável pela guarda de importantes obras do artista. 

Uma das mais antigas igrejas de Minas Gerais e também uma das maiores em tamanho e suntuosidade, a Igreja Matriz de Antônio Dias foi tombada isoladamente pelo Iphan em 1939. Ela foi uma das ações selecionadas para receber os investimentos do PAC Cidades Históricas, que também restaurou os chafarizes do Centro Histórico de Ouro Preto e prevê ainda a execução de outras 13 ações na cidade.

Serviço:
Entrega da 1ª etapa de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias

Data: 18 de agosto, 15h00 
Local: Santuário de Nossa Senhora da Conceição
           Ouro Preto (MG)

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5511 - 2024-5533 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Entrega da primeira etapa de obras na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias

  • MG_Ouro Preto_IMNSConceição_10
    Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, em Ouro Preto (MG), restaurada pelo PAC Cidades Históricas
  • MG_Ouro Preto_IMNSConceição_9
    Comunidade ouropretana recebe a Matriz de Antônio Dias restaurada pelo PAC Cidades Históricas
  • MG_Ouro Preto_IMNSConceição_8
    Representantes do Iphan entregam o projeto da obra de restauração dos elementos artísticos para Igreja Matriz de Antônio Dias
  • MG_Ouro Preto_IMNSConceição_7
    Presidente do Iphan, Kátia Bogéa, assina termo de entrega da obra de restauração da Igreja Nossa Senhora da Conceição
  • MG_Ouro Preto_IMNSConceição_6
    Coral Canto Crescente se apresenta na entrega da igreja símbolo do barroco brasileiro
  • MG_Ouro Preto_IMNSConceição_5
    Representantes do Iphan, Prefeitura Municipal de Ouro Preto e Arquidiocese de Mariana participam de entrega da obra do PAC na Matriz de Antônio Dias
  • MG_Ouro Preto_IMNSConceição_4
    Presidente do Iphan, Kátia Bogéa, na solenidade de entrega da primeira etapa de obras da Igreja Matriz de Antônio Dias
  • MG_Ouro Preto_IMNSConceição_3
    Dom Geraldo Lyrio, Kátia Bogéa, Célia Corsino e Júlio Pimenta na entrega da Matriz de Antônio Dias, em Ouro Preto
  • MG_Ouro Preto_IMNSConceição_2
    Sede do Museu de Aleijadinho, Igreja Matriz de Antônio Dias, em Ouro Preto (MG)
  • MG_Ouro Preto_IMNSConceição
    Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, em Ouro Preto (MG), restaurada pelo PAC Cidades Históricas
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin