Encontro Mestres do Mundo promove transmissão das tradições e da cultura cearense
Transmitir às futuras gerações os ofícios, ritos, expressões, linguagens, saberes e fazeres é uma missão que recai sobre aqueles que realizam essas atividades com domínio e primor. A eles cabe a sublime tarefa de perpetuar suas práticas e conhecimentos, como verdadeiros detentores da história e da identidade de suas comunidades. Em cada tempo surge o guardião ou guardiã das memórias e das tradições de seus ancestrais. São mestres e mestras que dão vida às narrativas, transmitindo o que lhes é mais precioso: a herança cultural de seu povo.
Com intuito de valorizar ações que propiciem a disseminação dos saberes, práticas, ofícios, fazeres dos mestres da cultura, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) criou o projeto Encontro Mestres do Mundo. A iniciativa promove uma oportunidade singular de vivenciar a diversidade da cultura popular tradicional, por meio da convivência com os mestres que mantêm vivas suas tradições e é uma das vencedoras da 30ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A ação receberá R$ 30 mil como prêmio. A cerimônia de premiação das oito ações vencedoras deste ano será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), no dia 24 de outubro.
Guardiões das memórias e das tradições
O Encontro Mestres do Mundo é um evento estruturante da Secult. Realizado desde 2006, como uma importante iniciativa de interiorização e apropriação da cultura, em dez edições, o encontro e suas ações já foram acolhidos pelas cidades de Limoeiro do Norte, Jaguaruana, São João do Jaguaribe, Russas, Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato.
Os encontros promovem o diálogo e a troca de experiências e saberes entre os mestres e mestras, reconhecidos como Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, e os brincantes, estudantes, professores, pesquisadores e mestres de outros estados e países. Com uma rica programação, expressões de linguagens variadas se unem em uma arena onde os mestres apresentam e transferem seus conhecimentos em momentos nos quais o público mantém contato com as memórias, narrativas e práticas difundidas nas comunidades tradicionais. Os eventos contam com uma rica programação de atividades que unem conhecimentos teóricos e práticos, promovendo profunda aproximação com os bens culturais dos povos tradicionais.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Íris Lúcia Costa Santos – iris.santos@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr