Inventário de Folias Religiosas preserva cultura popular do Amapá
Nas comunidades do interior do Amapá, homens e mulheres unem suas vozes e, entoando cânticos, rezas e ladainhas, expressam sua fé aos santos e santas católicos. Ao toque dos tambores, dos sinos, dos batuques e das violas, as folias religiosas resistem à força do tempo, sendo transmitidas de geração em geração pelos devotos que as preservam como uma verdadeira herança de seus ancestrais.
Com o objetivo de promover e fortalecer o folclore e a cultura popular, a ação Inventário de Folias Religiosas do Amapá, vencedor da 30ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, documentou as festas religiosas, realizadas nas comunidades espalhadas no interior do estado. A iniciativa produziu horas de gravação audiovisual das manifestações e práticas culturais da região, além de realizar um extenso trabalho de pesquisa no extremo norte do Brasil, garantindo a memória e a tradição desses ritos para futuras gerações.
Idealizado pela pesquisadora e historiadora Decleoma Lobato Pereira e pelo documentarista Iran Lima de Sousa, o projeto receberá R$ 30 mil como prêmio. A cerimônia de premiação das oito ações vencedoras deste ano será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), no dia 24 de outubro.
A festa da fé: devoção e santidade
As folias religiosas estão ligadas ao catolicismo popular e são definidas pelo Inventário como uma prática cultural religiosa, que remonta o período da colonização do Brasil. Na Amazônia, a execução das folias também está atrelada às celebrações festivas dedicadas aos santos e associada a um conjunto de crenças religiosas, como o compromisso recíproco entre os devotos e os santos, por meio das promessas.
As festas são formadas por uma diversa ritualística que envolve procissões, rezas, ladainhas, peregrinações, levantamento e derrubada de mastros, além de outros importantes símbolos religiosos que fazem parte da programação festiva devocional.
Desde 2009, o projeto Inventário de Folias Religiosas do Amapá vem produzindo um acervo documental extremamente rico, composto de milhares de fotografias, de filmagens em formato HD, cópias digitais de documentos impressos, relatórios de trabalho de campo e textos descritivos das festas, registrando, sobretudo, as especificidades e a rotina dos rituais realizados nas comunidades de cinco municípios do estado do Amapá: Macapá, Santana, Mazagão, Calçoene e Oiapoque.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Íris Lúcia Costa Santos – iris.santos@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr