Exposição revela a história de Fordlândia (PA), uma cidade industrial na Amazônia

Exposição Fordlândia, sonho e progresso no coração da Amazônia é o nome da exposição que traz imagens e textos inéditos sobre a vida na cidade paraense entre os anos de 1927 e 1939. Construída por Henry Ford às margens do rio Tapajós, no início do século XX, Fordlândia foi criada com o objetivo de fornecer borracha para a indústria automobilística americana.

A mostra fica em cartaz entre 21 e 24 de setembro, durante o VIII Festival de Turismo e Gastronomia do Pará (FITA), no Hangar Centro de Convenções, em Belém (PA). Além da exposição, acontecem durante o evento uma mesa redonda com o tema Plantation Patrimônio Cultural: perspectivas para a proteção do patrimônio histórico de Fordlândia e Belterra, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e o lançamento do livro-álbum Fordlândia: resgate de memória afetivas de uma epopeia amazônica, com fotos da mostra. 

O evento é uma realização da Associação PanAmazônia, em parceria com o Iphan e a Secretaria de Turismo do Estado do Pará, e faz parte do esforço dessas instituições no sentido de recuperar a memória regional amazônica, pouco conhecida do grande público. Esta será a primeira de uma série de exposições com esse escopo.

Cultura e memória
No começo do século XX, as linhas de produção de Henry Ford fabricavam carros a uma velocidade jamais vista. Todos aqueles veículos precisavam de pneus, e na época a borracha ainda era derivada das seringueiras do Sudeste Asiático. Para manter a eficiência de sua produção sem depender dos asiáticos, Ford decidiu ter sua própria produção de látex, e para isso construiu uma cidade tipicamente americana em plena Amazônia, batizada de Fordlândia.

Grande parte dessa história está no acervo que deu origem à exposição. Trata-se de conjunto de textos de um diário e fotos inéditas. O material contém registros fotográficos produzidos por Diógenes Tavares dos Santos, funcionário da Ford Company que residiu na cidade entre 1927 e 1939, antes de ir morar em Manaus (AM), onde se tornou empresário. O acervo pertence a Belisário Arce, diretor executivo da Associação PanAmazônia, neto do autor das fotos.

VIII FITA
Com um formato renovado e que promete maior interação com o público consumidor, a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, de 17h às 22h, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A FITA reunirá a exposição de produtos e serviços de empresas de turismo e gastronomia, a Vitrine Cultural com produtos do arranjo produtivo local do programa Alimentação Fora do Lar e produção associada das rotas turísticas (Belém-Bragança, do Queijo do Marajó, do Cacau e Chocolate, do Vale do Xingu), espaço destinado ao Passaporte Pará para comercialização de destinos, rotas, roteiros e produtos turísticos do Estado, além de apresentações culturais de artistas dos seis polos de turismo paraense: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu.

Serviço
Exposição "Fordlândia, sonho e progresso no coração da Amazônia"

Local: Hangar Centro de Convenções
Datas: de 21 a 24 de setembro
Contato: (91) 3224-1825/3224-0699
Acesso: Aberto ao público.

Mesa Redonda
“Plantation Patrimônio Cultural: perspectivas para a proteção do patrimônio histórico de Fordlândia e Belterra”
Horário: 23/09, das 14h às 17h.
Inscrições para a mesa: http://www.fitaamazonia.com.br/programacao

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin