Projeto do Iphan celebra e discute a salvaguarda do Fandango Caiçara

Instrumentos musicais.Patrimônio Cultural do Brasil desde 2012, a expressão musical, coreógrafa, poética e festiva presente no Fandango Caiçara está sendo foco de debates e celebrações nos meses de outubro, novembro e dezembro nos estados do Paraná e São Paulo. As atividades realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo projeto Ô de Casa, incluem tanto a mobilização, articulação, oficinas, fóruns e mesas de debate para discutir a salvaguarda desta expressão, como também muito bailado, feiras, exposição, roda de prosa, mostra audiovisual, vivência de toques e ritmos do Fandango.  

Com realização do Ponto de Cultura Caiçaras e apoio da prefeitura local, o projeto desembarca na 2ª Festa do Fandango Caiçara, na cidade paulista de Cananéia, que acontece de 12 a 15 de outubro, com uma programação extensa, gratuita e para todas as idades. Os grupos de Cananeia: Grupo de Fandango Esperança, Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, Grupo de Fandango Vida Feliz, Grupo de Fandango Família Neves, Irmãos Pereira, Família Alves e Grupo Violas de Ouro do São Paulo Bagre marcam presença na Festividade. Saiba mais na página do evento. 

De acordo com a antropóloga do Iphan-SP, Simone Toji, a iniciativa busca propiciar espaços de diálogo e integração entre os detentores, pesquisadores, produtores culturais, artistas, entidades civis e governamentais e demais interessados em temas da cultura caiçara para consolidar o Comitê Gestor de Salvaguarda do Fandango. Depois  de Cananéia, o projeto seque para Iguape (SP) e Ubatuba (SP) para dar sequência à promoção, articulação, intercâmbio e salvaguarda entre os diferentes atores envolvidos com este bem cultural. 

Ação no Paraná 
A expressão festiva abrange o litoral sul do estado de São Paulo e o litoral norte do estado do Paraná. Assim, no início do mês, 02 a 08 de outubro, aconteceu a Semana do Fandango Caiçara de Guaraqueçaba Mestre Janguinho, encontro com fandangueiros deste município paraense, além de Ariri (SP) e Marujá (SP). A ação contou com o apoio local do Grupo Marista de Guaraqueçaba, da Secretaria Municipal de Turismo, do Grupo Fandanguará, do Grupo Canutilho Temperado e do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

O Patrimônio Cultural 
A forma de expressão possui uma estrutura bastante complexa e se define em um conjunto de práticas que perpassam o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres. O Fandango Caiçara se classifica em batido e bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados, pela estrutura musical, pelos versos e toques.

Nos bailes, como são conhecidos os encontros onde há fandango, se estabelecem redes de trocas e diálogos entre gerações, intercâmbio de instrumentos, afinações, modas e passos viabilizando a manutenção da memória e da prática das diferentes músicas e danças. O fandango caiçara é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, um espaço de reiteração de sua identidade e determinante dos padrões de sociabilidade local.

De casamentos e batismos, festas de santos padroeiros e aniversários, até alianças de ajuda mútua e compadrios, observa-se dinâmicas sociais marcadas e conduzidas pelas cadências do fandango. De certo modo, a lógica do mutirão acompanhava as diferentes configurações deste fazer fandango, e, nesse contexto, de fato as divisões entre trabalho e divertimento sempre foram tênues. 

Ô de Casa: Mobilização, Articulação e Salvaguarda do Fandango Caiçara 
Projeto de mobilização e articulação de fandangueiros, grupos de fandango, instituições parceiras da sociedade civil e poderes públicos para fortalecer o contato, a cooperação e o intercambio entre eles fomentando assim a manutenção, difusão e divulgação do fandango caiçara. 

Serão realizadas cinco reuniões locais de salvaguarda envolvendo o território cultural do fandango caiçara a serem realizadas em Paranaguá (PR), Guaraqueçaba (PR), Cananéia (SP), Iguape (SP) e Ubatuba (SP). Nestes encontros locais estão previstos a realização de debate sobre a salvaguarda do fandango, respeitando as particularidades de cada região.

Serviço:
2ª Festa do Fandango Caiçara

Data: 11 a 15 de outubro de 2017
Local: Consultar programação 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5516- 2024-55 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Fandango Caiçara

  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    O Grupo de Fandango da Associação de Jovens da Jureia, em Barra do Ribeira (SP), segue a tradição de encontros entre vizinhos e as práticas intercomunitárias.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    O Fandango Caiçara se classifica em batido e bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados, pela estrutura musical, pelos versos e toques.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    Fabricação artesanal de tamancos usados nas danças de fandango.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    Instrumentos musicais fabricados pelos irmãos Zé Pereira e Arnaldo Pereira.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    Fabricação artesanal de instrumentos por Nelson Franco, o Picapau.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara_Danca
    Grupo Mestre Romão de fandango.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    Seu Leonildo Preira e família dançando o fandango.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    Grupo Caiçara Cananeia, de fandango.
  • REG_IMAT_Fandando_Caicara
    Baile caiçara.
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin