Restauração do Teatro Arthur Azevedo abre nova temporada para a arte em São Luís (MA)

Fachada do Teatro Arthur Azevedo após obra de restauraçãoAs cortinas se abrem e o imenso lustre de cristal desce, iluminando a plateia. As luzes cintilam do público até o palco, inaugurando uma nova era de espetáculos e emoção para a cidade de São Luís (MA). A partir de 07 de dezembro, esse volta a ser o ritual que traz à população o imponente Teatro Arthur Azevedo, um importante símbolo da história cultural do Maranhão.

O espaço passou por uma importante obra de restauração, executada com R$ 1,94 milhão em recursos do programa Avançar, do Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A proposta da intervenção, realizada durante cerca de um ano, foi resgatar os valores históricos e estéticos do edifício do teatro, garantindo condições de uso e continuidade das manifestações culturais que ali se apresentam. Além de ações de conservação, reforma de áreas como camarins, banheiros e setores administrativos, aquisição de mobiliário, pintura geral e implementação de adequadas condições de segurança, foi executada a restauração dos lustres, incluindo o majestoso lustre principal, verdadeiro coração do Teatro.

A cerimônia de entrega da restauração contou com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa; do diretor do Iphan, Robson de Almeida; do superintendente do Iphan-MA, Maurício Itapary; do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr., entre outras autoridades locais. Na mesma data, dentro das comemorações de seus 80 anos, o Iphan também homenageou personalidades do Estado que se dedicaram à preservação e à valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, com a entrega da Medalha Mário de Andrade. Após a reabertura oficial, o Teatro Arthur Azevedo passa a receber uma temporada de apresentações do espetáculo João do Vale – O Musical, entre outras programações artísticas.

Restauração do lustre central do Teatro Arthur Azevedo

Espaço das artes
Uma das principais casas de espetáculos do Maranhão, o Teatro Arthur Azevedo foi inaugurado em 1817, com o nome de Teatro União, uma homenagem à elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarve, ocorrida dois anos antes. Na década de 1920, o nome do Teatro passou então a homenagear o jornalista e teatrólogo maranhense Arthur Azevedo. Um dos principais intelectuais da época, ele foi parte do grupo fundador da Academia Brasileira de Letras, ao lado de seu irmão, o também escritor Aluísio Azevedo.

Voltado para a Rua do Sol, no centro histórico de São Luís, o edifício segue padrão neoclássico, marcado por colunas coríntias, e um interior em formato de ferradura, que seguia a moda italiana, com acabamentos luxuosos, a exemplo do lustre de cristal central e outros seis menores, sendo três no foyer e três no salão nobre. 

O edifício é parte do conjunto histórico da cidade de São Luís, tombado pelo Iphan desde 1974, pelo Estado do Maranhão desde 1986, e também é parte integrante da área reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, desde 1997. Em todo esse tempo, coleciona também muitas histórias que já fazem parte da cultura da cidade. Uma delas é da atriz Apolônia Pinto, que dá nome ao camarim nº 1. Filha de uma atriz portuguesa que entrou em trabalho de parto em pleno teatro, ela nasceu em junho de 1854 e se tornou a grande dama do teatro maranhense, uma das maiores atrizes brasileiras de sua época. Falecida aos 83 anos, os restos mortais de Apolônia Pinto estão enterrados no próprio teatro.

Melhorias e desenvolvimento para São Luís
Também no dia 07 de dezembro, a presidente Kátia Bogéa, o diretor Robson de Almeida, o prefeito Edivaldo Junior e o superintendente Maurício Itapary visitaram a obra de requalificação urbana da Rua Grande, que inclui as praças Deodoro e Pantheon, no Centro Histórico de São Luís. A ação também é parte do programa Avançar e foi iniciada no último mês.

Presidente do Iphan, Kátia Bogéa, discursa na entrega do Teatro Arthur AzevedoA visita permitiu a verificação do bom andamento das intervenções, realizadas por meio de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal. A requalificação da Rua Grande é a obra de maior impacto urbano do programa na capital maranhense, pois revitaliza a região como um todo e intervem diretamente no maior centro comercial do Estado e ponto central da cidade.

Os dois eventos se deram um dia depois das comemorações dos 20 anos do reconhecimento de São Luís como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Avançar
O Programa Avançar é um projeto do Governo Federal focado na retomada de obras em todo o país, a fim de oferecer mais crescimento e cidadania para os brasileiros. Até o fim de 2018, o programa pretende concluir 7 mil empreendimentos, incluindo obras de infraestrutura logística, energética, defesa, social e urbana e envolvendo todos os ministérios setoriais. O Ministério da Cultura, por meio do Iphan, também integra o Avançar, com a previsão de investimentos em 61 ações destinadas ao desenvolvimento das cidades históricas brasileiras.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin