Exposição apresenta Diamantina sob o olhar de Erich Hess

publicada em 19 de setembro de 2013, às 11h08

 

Uma seleção de 18 fotos dentre as mais de 400 registradas por Erich Hess em Diamantina (MG) está disponível no Mercado Velho da cidade, pela ocasião do 2º Festival de História (FHist), que segue até o próximo dia 22 de setembro. Nascido na Alemanha em 1911, Hess foi o primeiro fotógrafo contratado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e por mais de 30 anos prestou serviços ao atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As fotografias ocupam hoje um lugar de destaque nos trabalhos de inventariação fotográfica da arquitetura, artes e tradições culturais do Brasil.

Em março de 1938, Erich Hess realizaria sua primeira viagem a trabalho tendo Diamantina como destino, com determinações específicas para fotografar a arquitetura da cidade, detalhes de monumentos e de obras de arte. Porém, o fotógrafo não se ateve ao pedido oficial. Em entrevista concedida em 1983, afirmou que a viagem de Diamantina foi uma descoberta para ele como fotógrafo, e impressionou-se especialmente com o mercado e as procissões.

As imagens apresentadas na exposição resultam da digitalização de ampliações, entregues pelo fotógrafo em 1938, que estão sob a guarda do Arquivo Central do Iphan, no Rio de Janeiro. Na diversidade de temas das fotografias escolhidas, estão imagens relacionadas à arquitetura e à arte tradicional brasileira e do sítio urbano de Diamantina, como também imagens que revelam seu interesse pela vida cotidiana na cidade e sua sensibilidade artística.

O evento que também lançou o livro Entrevista com Erich Joachim Hess, da série Memórias do Patrimônio, contou com a presença dos filhos do Fotógrafo, Claudio e Lilia Hess. A exposição possui curadoria de Leandro Campos, Oscar Cunha e Til Pestana, todos do Iphan. Hess faleceu em 1995, no Rio de Janeiro.

Confira [aqui] programação do Iphan no FHist:
Veja também a programação completa do Festival clicando [aqui]

Leia também:
Palestra sobre Diamantina, patrimônio cultural da humanidade abre 2º FHist
Festival de História reúne cinema, literatura, arte, e diversas manifestações culturais brasileiras

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin