Armazém Macedo (PR) e Cavalhadas (GO) são temas de reuniões na sede do Iphan

A restauração do Armazém Macedo, em Antonina (PR), foi pauta de reunião da presidente do Iphan, Kátia Bogéa. Nessa quinta-feira, 22, ela e o diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, receberam a deputada Christiane Yared para discutir sobre as ações do PAC Cidades Históricas na cidade, em especial no Armazém Macedo. A proposta é que a intervenção seja iniciada ainda nesse semestre. 

O Armazém Macedo situa-se na Rua do Marquês Herval. A cidade guarda construções seculares de quase 300 anos, frutos da fase áurea do ciclo de Erva-Mate, na segunda metade do século XIX. Antonina surgiu com a construção da Capela Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, em 1714, onde se desenvolveu o núcleo populacional, que originou a cidade.

Goiás

Em outra reunião, Kátia Bogéa e o diretor do Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial, Hermano Queiroz, receberam o prefeito de Santa Cruz de Goiás, Mateus Felix Lopes, e seu assessor. O encontro foi para conversar sobre a possibilidade de contemplar o reconhecimento das Cavalhadas, uma prática que está associada à Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, que já é registrada pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

A festa das Cavalhadas acontece em 14 municípios e possui data móvel. Como as demais cavalhadas, o ritual consiste no confronto entre mouros e cristãos, representados respectivamente pelo rei e pelo imperador. A celebração atrai cerca de 5 mil pessoas por dia. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin