Em visita a Portugal, delegação do Iphan quer trazer para o Brasil os Centros de Interpretação

Casa da Memória GuimarãesCom o propósito de estabelecer parceria para assistência técnica para Centros de Interpretação em sítios Patrimônio Cultural de cidades brasileiras, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, irá em missão a Portugal, de 23 a 26 de abril. A delegação brasileira conta com o diretor de Cooperação e Fomento, Marcelo Brito, e o Coordenador-Geral de Cooperação Internacional, Leonardo Prudente. 

O Iphan se apoia na experiência de instalação de Centros de Interpretação em cidades históricas de Portugal e pretende trazer o modelo para a realidade brasileira, em especial para os sítios do Patrimônio Mundial. “Esses centros funcionam como espaços de acolhimento e recepção de turistas e demais visitantes, com informações sobre patrimônio e turismo, e os valores ali preservados”, explica Marcelo Brito.

Os centros oferecem atendimento a turistas e visitantes, com informações sobre o sítio histórico, atrativos locais, programação cultural. Ali se pode encontrar exposições permanentes e outros serviços como oficinas, palestras, formações e até área infantil. Esses espaços levam os visitantes a uma viagem que incentiva a exploração do sítio. O turista pode descobrir e aprender em seu próprio ritmo, ao ter acesso a informações que podem auxiliar a vivenciar, em uma experiência ao mesmo tempo enriquecedora e prazerosa. 

Cada Centro de Interpretação dialoga de forma singular com a arquitetura e valores do Patrimônio Cultural da região. Conectado aos costumes locais, histórias, significados, o Centro deve ter especial ligação com seu contexto e a infraestrutura de turismo e sinalização da cidade histórica.

Agenda em Portugal
A cooperação bilateral deve também promover o intercâmbio de especialistas entre Brasil e Portugal. A proposta é trazer o corpo técnico especializado de Portugal para atividades formativas do Centro Lucio Costa (CLC), e compartilhar a experiência brasileira na salvaguarda da capoeira como Patrimônio Imaterial.

Durante a missão, a delegação fará uma visita ao secretariado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Brasil ocupa a presidência do bloco e irá sediar a 1ª Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural da CPLP, neste ano. Em seguida, a presidente será recebida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em um intercâmbio de experiências em conservação do patrimônio. De lá, irá para o Instituto Turismo de Portugal, conhecer o Programa Revive, que abre linhas de investimento privado para projetos turísticos, uma estratégia que pode dinamizar o turismo cultural no Brasil. 

A missão brasileira terá, ainda, reunião com a Direção Geral de Cultura do Norte, onde planeja estabelecer acordos para intercâmbio de experiências dos casos portugueses de Guimarães, Tarouca, Lisboa e Vale do Douro. No segundo semestre deste ano, esses casos possivelmente serão tema de debate de seminário com gestores de sítios Patrimônio Mundial no Brasil na cidade de Goiás.

Haverá um encontro com o diretor do Hotel Pestana Cidadela de Cascais, e idas à Marina, ao Palácio e ao Art District – casos singulares de rentabilização do patrimônio histórico a partir do uso da fortificação local. Essa visita tem o propósito de enriquecer a gestão dos fortes e fortalezas brasileiros em função da candidatura do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial.

No último dia, haverá reunião com a Empresa de Gestão de Equipamento e Animação Cultural (EGEAC), responsável pela gestão de alguns dos mais emblemáticos espaços culturais e monumentos de Lisboa, o Castelo de São Jorge. Finalmente, a delegação terá uma reunião com Paula Araújo da Silva, que comanda a Direção-Geral do Patrimônio Cultural, órgão nacional de preservação português, com quem pretende estreitar os laços de cooperação bilateral.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Helena Brandi – helena.brandi@iphan.gov.br
(61) 2024-5526 - 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Centros de Interpretação em Portugal

  • Internacional_Casa_da_Memória_Guimarães_1
    Casa da Memória Guimarães
  • Internacional_Casa_da_Memória_Guimarães_2
    Casa da Memória Guimarães
  • Internacional_Centro_de_Interpretação_Castelo_de_Guimarães_1
    Centro de Interpretação Castelo de Guimarães
  • Internacional_Centro_de_Interpretação_Castelo_de_Guimarães_2
    Centro de Interpretação Castelo de Guimarães
  • Internacional_Centro_de_Interpretação_Castelo_de_Guimarães_3
    Centro de Interpretação Castelo de Guimarães
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin