Exposição ressalta o ofício do vaqueiro como manifestação cultural do sertão

publicada em 11 de setembro de 2013, às 12h43

 

Após João Pessoa, Sousa e Zabelê, a exposição Sob os signos das boiadas será inaugurada no dia 13 de setembro na cidade de São José dos Ramos. A Mostra promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em João Pessoa (Iphan-PB) é resultado de pesquisa desenvolvida na Superintendência local por meio do Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural.

Ela se caracteriza como um convite para viajar ao universo das marcas de ferrar gado que povoam o sertão paraibano, e busca contribuir para a valorização das manifestações culturais do sertão evidenciando a força e a complexidade da tradição dos ferros de marcar gado e dos ofícios do ferreiro e do vaqueiro.

Na abertura, que tem início às 19h30, a comunidade de São José dos Ramos, por meio da Associação de Aboiadores Zé Preto Aboiador, entregará oficialmente ao Iphan o pedido do registro do ofício do vaqueiro como patrimônio cultural do Brasil. A intenção é a ressaltar a importância dos saberes, das formas de expressão, dos lugares e das celebrações relacionadas à vida do vaqueiro para formação cultural e territorial do Brasil.

Os visitantes poderão conferir painéis de fotografias e vídeos produzidos durante a pesquisa de campo acerca dos diversos saberes relacionados à arte de ferrar o gado, de escolher as marcas e à profissão de ferreiro. Durante o percurso, o visitante terá a oportunidade de experimentar dois momentos interativos, separados por uma parede feita em taipa de pau-a-pique, com acessórios típicos do trabalho do vaqueiro e do ferreiro. Essa interação do público com os conhecimentos adquiridos na exposição se dará por meio de jogos que tornam lúdicos a ideia e os desenhos das marcas tradicionais de ferrar.

IX Festival de Aboio de São José dos Ramos
A exposição em São José dos Ramos faz parte da programação do IX Festival de Aboio promovido pela prefeitura local e pela Associação de Aboiadores Zé Preto Aboiador. O festival é uma atividade cultural junto aos vaqueiros aboiadores e toda comunidade local. Este Festival, assim como os já realizados, enfoca a cultura relacionada aos cantos dos aboios e as tradicionais toadas usadas pelos vaqueiros do Nordeste, no momento em que conduzem o gado aos seus destinos.

O festival engloba várias atividades culturais relacionadas ao vaqueiro nordestino, a exemplo dos cantos de aboio, argolinha, desfile e corrida de jegue, cavalgada, cortejo religioso e missa do vaqueiro, além de outras apresentações culturais.

A Paraíba tem significativa parcela de contribuição para identificação e reconhecimento dessas referências culturais. Além dos nove festivais de aboio já realizados em São José dos Ramos, é importante evidenciar diversos outros conhecimentos presentes no Estado, a exemplo dos ferros de marcar gado, as argolinhas, as pegas de boi, os bumbas meu boi, as festas religiosas com devoção aos santos populares dos vaqueiros, a condução dos rebanhos nas fazendas, as artes do couro, as feiras tradicionais de comércio originado pelos tropeiros, as brincadeiras e os folguedos infantis do imaginário da vida do gado, etc.

Confira aqui o convite.

Serviço:
Exposição Sob os signos das boiadas
Data:
13 de setembro de 2013
Horário: De 8h às 12h e de 14h às 18h
Local: Salão da Secretaria de Cultura
Endereço: Rua 24 de Abril, s/n – Centro de São José dos Ramos.
Informações: (83) 3241.2896 /2959 (Iphan/PB)
Entrada é franca.
casadopatrimoniojp@gmail.com
http://casadopatrimoniojp.com/

www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
 
 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin