Exposição Barcos do Brasil reúne a maior coleção de embarcações do patrimônio naval

Com o intuito de divulgar uma das maiores coleções de embarcações do mundo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (Iphan-SC) realizará a exposição Barcos do Brasil e do Mundo – a coleção de modelismo do Museu Nacional do Mar no Museu Histórico de Santa Catarina, Florianópolis, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina e a Fundação Catarinense de Cultura. A exposição será aberta de 29 de maio, a partir das 17h, até 15 de julho, reunindo uma coleção de modelos que conta com mais de 200 peças em escala real de embarcações do Brasil e do mundo.

Durante a mostra, haverá exibição de filmes e debates sobre estes nas quintas-feiras, às 17h. Já no período final da exposição, no dia 12 de julho, será realizado um Seminário. Programação completa disponível aqui.

O Museu Nacional do Mar
O acervo do Museu Nacional do Mar, localizado na cidade de São Francisco do Sul, foi tombado pelo Iphan em 2014 e é composto, atualmente, por 81 embarcações em tamanho natural, 104 modelos navais, 102 peças de artesanato, cerca de 200 peças de modelismo e artesanato naval, três maquetes diorama. Possui, ainda, acervo documental e bibliográfico da Biblioteca Kelvin Duarte, formada por mais de dois mil volumes, incluindo obras raras, fotografias, desenhos, cartas náuticas, manuscritos, croquis e outros registros inéditos sobre o patrimônio naval brasileiro e mundial.

O Museu se destaca por seu valor e importância na preservação da memória do patrimônio naval e da cultura marinha e ribeirinha brasileira. Fundado no início da década de 1990 e instalado nos antigos galpões da Companhia Hoepcke, o Museu reúne a história do patrimônio naval brasileiro, preservando-o e inserindo-o como fator de valorização dos contextos navais tradicionais do Brasil.

Serviço:
Abertura da exposição Barcos do Brasil e do Mundo
Abertura:
05 de junho de 2018, às 17h
Período de visitação: Até 15 de julho
Horário de visitação: de terças às sextas, das 10 às 18h.
Sábados, domingos e feriados, das 10 às 16h.
Local: Museu Histórico de Santa Catarina, Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro, 227, Centro, Florianópolis - SC
Programação Ciclo de debates e Seminário: Aqui

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin