Apoio ao forró como Patrimônio Cultural é tema de audiência pública em Brasília (DF) e Natal (RN)

Show de Luan Estilizado no patio de eventos em Caruaru/PEO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estará presente em dois eventos que buscam apoiar o pedido de registro das Matrizes do Forró. Nesta quinta-feira, 13 de junho, a partir das 15h, acontece no Plenário 10 da Câmara dos Deputados, uma audiência pública sobre o tema, proposto pela deputada Luciana Santos. No dia seguinte, a partir das 14h, outra audiência acontece em Natal (RN). Com propositura da senadora Fatima Bezerra, o evento acontecerá no Auditório Deputado Cortez Pereira, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Outras ações da mesma natureza já foram realizadas em Salvador (BA) e em outros estados, mobilizando com forrozeiros, dançarinos, empresários da música e autoridades de todas as esferas do poder federal, municipal e estadual para pensar nas políticas públicas de salvaguarda desses bens que podem ser registrados pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

O Forró como Patrimônio Cultural
Em setembro de 2011, a Associação Cultural Balaio do Nordeste encaminhou ao Iphan o pedido de registro das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil. Desde então, a associação vem realizando fóruns estaduais com objetivo de mobilizar os forrozeiros, promover espaços para o debate de questões importantes para a dinâmica do forró nos estados e discutir questões pertinentes ao pedido de registro.

Atualmente, o processo no Iphan está na fase de identificar que povos praticam o forró e em que locais isto acontece no Brasil. “Sabemos que é mais forte no Nordeste inteiro, além de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília”, conta o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Queiroz. “No bem imaterial, o suporte de memória são as pessoas. O patrimônio imaterial é construído a partir das pessoas que o praticam”, define o diretor, explicando que é necessário haver um engajamento da comunidade que pede o reconhecimento, para a proteção, a perpetuação e a salvaguarda do bem.


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Michel Toronaga – michel.toronaga@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin