Educação Patrimonial é tema de seminário na Paraíba

publicada em 06 de setembro de 2013, às 13h49

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB) por meio da Casa do Patrimônio de João Pessoa, realizará o Seminário Patrimônio e Educação, com o objetivo de debater processos educativos no âmbito da educação não-formal, voltados à valorização do patrimônio cultural. O evento será realizado no dia 18 de setembro, das 9 às 12h, na sede da Casa do Patrimônio de João Pessoa.

A programação se inicia com a fala de Igor Alexander, historiador e mestrando em patrimônio cultural pelo Iphan, com a palestra Na confluência da roda: documentos patrimoniais, educação patrimonial e pedagogia griô. O objeto da sua pesquisa são as práticas educativas empreendidas pela Escola Viva Olho do Tempo - Evot, localizada no Vale do Gramame, zona rural de João Pessoa. A Evot é uma ONG que atua na região e seu trabalho está voltado para a valorização das referências culturais locais.

O debate segue com a apresentação Areia e seus museus: ações de integração com a comunidade, da arquiteta Lucia Giovanna, coordenadora do Ponto de Cultura Viva o Museu e atual secretária de Educação da cidade de Areia. Vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – Edição 2012, na categoria Preservação de Acervos, o projeto desenvolvido em Areia é um exemplo de envolvimento da comunidade, sobretudo dos jovens locais, com vistas à preservação, valorização e apropriação do seu patrimônio cultural.

Por último será a palestra “Museu do Patrimônio Vivo: uma experiência piloto de salvaguarda de patrimônio imaterial, com Marcela Muccillo, sócia fundadora da ONG Coletivo Jaraguá e coordenadora-geral do projeto “Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa”. Essa iniciativa foi vencedora do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – Edição 2013, na categoria Patrimônio Imaterial. O projeto consiste na valorização das manifestações culturais de diferentes bairros da cidade de João Pessoa, com forte trabalho baseado na transmissão dos saberes pelos mestres da cultura popular aos jovens locais.

Jornal Casa do Patrimônio
Na oportunidade, também será realizado o lançamento da 3ª Edição do Jornal Casa do Patrimônio, que traz matérias sobre as duas iniciativas da Paraíba vencedoras do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Além delas, o jornal conta com matérias sobre o resgate de urnas funerárias na cidade de Pilões e a implantação de Museu de Arqueologia no local, sobre a riqueza cultural da cidade de Zabelê e sobre a história e referências culturais do bairro da Penha, em João Pessoa, com destaque para a romaria e o santuário à santa, que comemora 250 anos em 2013.

O Jornal Casa do Patrimônio é desenvolvido com a finalidade de disponibilizar informações culturais e aproximar a população da Paraíba com os patrimônios locais. O propósito do jornal é comunicar, ao público em geral, a dinâmica dos processos em torno do patrimônio cultural, e retratar diferentes pontos de vistas sobre processos educativos, dentro e fora de sala de aula, que envolvam a Educação Patrimonial. Assim, são produzidas matérias sobre a diversidade cultural, são descobertas histórias de vidas e divulgadas produções literárias e científicas que tratem da temática.

Para a produção do jornal, a Casa do Patrimônio de João Pessoa conta com a parceria da professora Jamile Paiva, do curso de Comunicação e Jornalismo da UFPB, que coordena o grupo de estudantes que produzem as matérias.

A versão em meio digital do jornal pode ser acessada no blog da Casa do Patrimônio de João Pessoa.

Serviço:
Seminário Patrimônio e Educação
Data:
18 de Setembro de 2013
Horário: das 9 às 12h.
Local: Casa do Patrimônio de João Pessoa - Praça Rio Branco, nº 30 – Centro.

Informações:
Telefone: (83) 3241.2893.
E-mails: iphan-pb@iphan.gov.br ou casadopatrimoniojp@gmail.
Blog: www.casadopatrimoniojp.com

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin