Festival de Artes Sino-Lusófonas em Macau, China, terá palestra sobre diversidade cultural do Brasil

Diversidade Cultural Brasileira

A imensidão da diversidade cultural brasileira será tema de palestra do outro lado do mundo. A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, irá representar o Brasil no Festival de Artes e Cultura Sino-Lusófonas em Macau, na China, de 7 a 8 de julho. A convidada, que é especialista em historiografia brasileira, fará uma apresentação, em língua portuguesa, sobre a cultura brasileira. 

Na plateia, estarão representantes da China, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe. Na programação, está prevista uma visita ao centro histórico de Macau, reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco, onde se destacam edifícios de arquitetura jesuítica. 5% da população de Macau fala Português. Em sua palestra, Kátia Bogéa irá tratar dos desafios de estar à frente de uma instituição com o propósito de promover e proteger a identidade e memória dos brasileiros e de buscar, nas diferenças, o que pode unir a todos.

Diversidade Cultural Brasileira

Dimensões da cultura brasileira
A diversidade cultural brasileira é considerada uma das maiores do mundo. O país possui dimensões continentais: são mais de 8 milhões e 500 mil quilômetros quadrados de extensão, divididos em 27 estados. Um território de excepcional beleza natural e riqueza cultural, com 7 sítios reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Natural, 14 bens do Patrimônio Cultural Mundial, 5 práticas reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. É, principalmente, um país povoado pelos mais diversos grupos étnicos e sociais, cada um com suas particularidades.

Um território plural, que recebeu – e ainda recebe – influências de vários povos e nações. Uma pluralidade de origens que participaram da formação das identidades do que é a sociedade brasileira. Povos indígenas, de matriz africana, portugueses, árabes, japoneses, holandeses, entre outros, que ofereceram significativas contribuições para a nossa cultura.

Hoje, em território brasileiro, vivem 254 povos indígenas. Até 2017, havia 3018 comunidades quilombolas certificadas. Mais de 250 línguas são faladas no Brasil, entre indígenas, de imigração, de sinais, crioulas e afro-brasileiras, além do Português e suas variedades. Entre elas, há sete línguas reconhecidas como referência cultural brasileira, como a língua Asurini, da família linguística Tupi-Guarani. 

Vivem em no território brasileiro inúmeras comunidades tradicionais, como os Caiçaras do Paraná e os Ribeirinhos da Amazônia. Todas elas carregam crenças, visões de mundo, saberes e fazeres diversos que constroem, em um processo dinâmico, um povo festivo, devoto, criativo e extremamente orgulhoso de suas tradições.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Helena Brandi – helena.brandi@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Festival de Artes Sino-Lusófonas em Macau, China

  • Presidente Kátia Bogéa participa de Festival de Artes Sino-Lusófonas em Macau, China
    Presidente Kátia Bogéa participa de Festival de Artes Sino-Lusófonas em Macau, China
  • Presidente Kátia Bogéa participa de Festival de Artes Sino-Lusófonas em Macau, China
    Presidente Kátia Bogéa participa de Festival de Artes Sino-Lusófonas em Macau, China
  • Presidente Kátia Bogéa participa de Festival de Artes Sino-Lusófonas em Macau, China
    Presidente Kátia Bogéa participa de Festival de Artes Sino-Lusófonas em Macau, China
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin