Casa do Iphan promove candidatura de Paraty (RJ) a Patrimônio Mundial, durante a Flip

Igreja de Santa Rita em Paraty (RJ)

Paraty (RJ) poderá se tornar o primeiro sítio misto brasileiro a ser reconhecido como Patrimônio Mundial, em 2019. A candidatura defende que, além de sua riqueza cultural, o lugar encanta por sua beleza natural, de excepcional valor para a humanidade. Durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), de 25 a 29 de julho, o público terá oportunidade de conhecer o conteúdo do dossiê apresentado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em programação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Na Casa do Iphan, no Centro Histórico, o público pode conhecer os valores que fazem do território um lugar sem igual, no mundo. Fruto de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, Iphan e Prefeitura Municipal, a candidatura de Paraty a Patrimônio Mundial faz um recorte de mais de 130 mil hectares, em que o centro histórico se cerca de quatro áreas de preservação ambiental: o Parque Nacional da Serra da Bocaina; o Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul; e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. Ali, há mais de três séculos, a cultura viva se integra ao ambiente natural, em uma relação com o meio ambiente que está enraizada na tradição local. 

A abertura da casa será na quarta-feira, 25 de julho, e vai contar com representantes do Iphan, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Secretaria de Cultura de Paraty. As publicações do Iphan estarão à venda no local, que irá também abrigar receptivo dos autores e patronos da Flip.

 

Festa do Divino em Paraty (RJ)Programação na FlipZona
Integrado ao Programa Educativo da Flip, o Iphan irá promover uma Roda de Conversa com as educadoras Sônia Rampim, Beatriz Goulart e Izabel Cermelli. O objetivo é aprofundar o debate do Ciclo Literatura e Território, que, desde o início do ano, envolveu turmas escolares de Paraty em atividades de educação patrimonial que tratam dos valores patrimoniais do território, que é candidato a Patrimônio Mundial. Com o debate, a proposta é observar o alcance dos resultados e suas ferramentas, nos aspectos da vida local. A mesa acontece no auditório do Colégio Cembra, sábado, 28 de julho, às 10h. A entrada é livre.

Ainda no sábado, acontece a oficina Mapas e Narrativas Patrimoniais, também no Colégio Cembra. A atividade faz uso da metodologia dos Inventários Participativos, para cocriar com o público cartografias afetivas. São mapas que identificam referências do universo pessoal e coletivo, como vivências, lembranças e espaços que guardam significados especiais para cada um. A oficina começa às 13h e a inscrição é gratuita, com vagas limitadas.

À noite, haverá o lançamento do livro Roteiros do Patrimônio: Barroco e Rococó nas Igrejas de Sabará e Caeté. A série Roteiros do Patrimônio promove, nas páginas dos livros, visitas guiadas pelos mais significativos sítios históricos do Patrimônio Cultural Brasileiro. A nova publicação sobre as igrejas mineiras é simbólica, por tratar de sítios urbanos relacionados ao período histórico colonial do ciclo do ouro, quando Paraty era o porto de fluxo da produção aurífera das Minas Gerais. O autor Célio Macedo Alves estará presente, para noite de autógrafos, e debate com o poeta Alexei Bueno, no Cinema da Praça.

O público das Oficinas Jovem Repórter poderá contribuir na divulgação da candidatura de Paraty a Patrimônio Mundial. Fotógrafos do Iphan irão desenvolver, com o grupo de inscritos, um olhar para as características que atribuem ao sítio o seu valor excepcional. O propósito de estimular a percepção e o olhar sobre o Patrimônio Cultural e Natural. Nas redes sociais, belas imagens do território entre as montanhas verdes e o mar poderão ser reproduzidas com a hashtag #ParatyPatrimônioMundial, em apoio à candidatura. As inscrições estão abertas.

 

Serviço

Paraty: Cultura e Biodiversidade
Data: quarta a domingo, 25 a 29 de julho
Horário: 10h às 22h
Local: Casa do Iphan - Praça Monsenhor Hélio Pires - Paraty (RJ)
Entrada: Livre

Oficinas Jovem Repórter
Data: quarta a domingo, 25 a 29 de julho
Horário: 10h às 17h
Local: Central Flipzona - Paraty (RJ)
Entrada: Gratuita (vagas limitadas)

Cortejo da Folia do Divino
Data: sexta, 27 de julho
Horário: 17h
Local: Partida do Colégio Pingo II
Participação: Livre

Lançamento do livro Roteiros do Patrimônio: Barroco e Rococó nas Igrejas de Sabará e Caeté
Data: sábado, 28 de julho
Horário: 19h
Local: Cinema da Praça - Praça Matriz - Paraty (RJ)
Entrada: Livre

Roda de Conversa de Educação Patrimonial 
Data: sábado, 28 de julho
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório do Colégio Cembra - Rua Mal. Deodoro, 479 - Paraty (RJ)
Entrada: Livre

Oficina Mapas e Narrativas Patrimoniais
Data: sábado, 28 de julho
Horário: 13h às 16h
Local: Auditório do Colégio Cembra - Rua Mal. Deodoro, 479 - Paraty (RJ)
Entrada: Gratuita (vagas limitadas)

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Helena Brandi – helena.brandi@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin