Exposição Canteiro Aberto acontece na Fazenda Santa Eufrásia (RJ)

Fazenda Santa Eufrásia, em Vassouras (RJ)

Única fazenda particular tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Vassouras (RJ), a Fazenda Santa Eufrásia foi construída em 1830. Agora, o público poderá fazer visitas guiadas e conhecer a fazenda histórica com a exposição Canteiro Aberto, realizada pela Construtora Biapó. A Fazenda Santa Eufrásia está localizada na Rodovia RJ 127, km 42, Vassouras – Mendes, entrada da Toca dos Leões.

Erguida na primeira metade do século XIX, a Santa Eufrásia pertenceu ao agricultor, político e Comendador Ezequiel de Araújo Padilha. A partir de 1895, passou por diversos donos até ser adquirida pelo Coronel Horácio José de Lemos, cujos descendentes são até hoje proprietários. Por sua importância paisagística, a Fazenda Santa Eufrásia foi tombada pelo Iphan em 1970.

O conjunto arquitetônico e paisagístico da fazenda, composto por casa-sede, cavalariça, armazém, ponte e açude, está passando por um processo de restauração e outras obras civis, seguindo os procedimentos construtivos tradicionais da região e de arquitetura em terra crua como o uso de tijolos de adobe e de técnicas de estuque e pau a pique. As intervenções de restauração da casa-sede configuram-se inicialmente pela conferência do inventário de bens móveis e integrados tombados juntamente com toda a fazenda e seu bosque, e que fazem parte do conjunto decorativo e de ambiência do interior do edifício.

A inauguração acontece no dia 21 de julho, às 11h, com apresentação do grupo da Associação Afro - Jongo Caxambu Renascer e visita guiada das 13h às 16h. A exposição continua nos dias 28 de julho, 11 de agosto, 8 de setembro, 20 de outubro, 10 de novembro e 8 de dezembro, com visitas guiadas das 13h às 16h. Em caso de chuva, as atividades ficam automaticamente suspensas. O evento tem o apoio do Iphan, NTS e CEP28.

Serviço
Inauguração e Exposição Canteiro Aberto Fazenda Santa Eufrásia

Data: 21 julho 
Horários: 
11 horas - Inauguração com apresentação do grupo da Associação Afro - Jongo Caxambu Renascer.
13 as 16 horas - Visita guiada.
Local: Rodovia RJ 127, km 42, Vassouras – Mendes, entrada da Toca dos Leões

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Michel Toronaga – michel.toronaga@iphan.gov.br
(61) 2024-5512- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin