Seminário sobre desafios e perspectivas dos museus é realizado no Rio
Refletir sobre a atuação dos museus no Brasil é o objetivo do seminário 200 anos de Museu no Brasil: Desafios e Perspectivas, que será realizado no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 30 de julho e 03 de agosto. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o evento terá a participação da presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, durante a mesa de abertura.
Durante nove mesas redondas e uma palestra, o seminário vai debater o percurso histórico de constituição e consolidação dos museus no Brasil, em toda sua diversidade e abrangência, analisando as contribuições trazidas para a cultura brasileira e os desafios e perspectivas nesse campo. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes de cada atividade.
Em 2018, estão sendo comemorados os 200 anos da presença contínua dos museus em território brasileiro, celebrados a partir da data de criação do Museu Nacional. Criado em 06 de junho de 1818 por Dom João VI, o então Museu Real foi pensado para propagar o conhecimento e o estudo das ciências naturais em terras brasileiras. A edificação e o acervo do Museu Nacional foram tombados pelo Iphan em maio de 1938 e inscritos no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo das Artes Aplicadas.
Serviço:
Seminário 200 anos de Museu no Brasil: Desafios e Perspectivas
Data: 30 de julho a 03 de agosto de 2018
Local: CCBB Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro)