Narrativas de saberes tradicionais e arte ajudam a preservar a cultura indígena
Uma caravana leva, às diversas aldeias de 14 etnias do Ceará, atividades que contribuem para a preservação da memória, do patrimônio imaterial e para a difusão da cultura dos povos indígenas do estado. A II Caravana do Museu Indígena Tremembé realizou uma série de oficinas, palestras, rituais sagrados, danças e apresentações artísticas com esse propósito. Essa ação de salvaguarda é um dos projetos vencedores da 31ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A primeira caravana foi realizada em 2016 e as atividades valorizaram os saberes e fazeres dos indígenas mais antigos, difundindo sua cultura por todo o estado. A segunda edição da caravana foi realizada em 2017, com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará, e percorreu 21 municípios. As atividades incluem palestras, apresentações culturais e narrativas de memória, religiosidade e saberes medicinais, divididas em oficinas com as temáticas Políticas Culturais, Histórias dos Saberes dos Povos Indígenas e Histórias dos Troncos Velhos (tradições indígenas).
Auto estima e dignidade valorizam o Patrimônio Cultural
Em rodas de conversas, os troncos velhos (idosos), jovens e crianças das aldeias contaram suas vivências para estudantes, pessoas de instituições acadêmicas, antropólogos, historiadores e membros de organizações não governamentais. Nesses encontros, eles trocavam experiências culturais e discutiam as potencialidades culturais de cada um dos povos, como a arte indígena capaz de impulsionar o turismo.
Essas discussões contribuem para a preservação e propagação do Patrimônio Cultural particular de cada um dos grupos indígenas do Ceará visitado, possibilitando a difusão da cultura indígena e colaborando para o desenvolvimento sociocultural desses povos. A II Caravana do Museu Indígena Tremembé contribui para a autoestima e a dignidade dessas comunidades indígenas, incentivando a manutenção das tradições e costumes das etnias, que vêm sendo passadas pelos troncos velhos para as novas gerações.
31ª Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Instituído pelo Iphan em 1987, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade tem como objetivo o reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do Patrimônio Cultural Brasileiro e é uma homenagem ao primeiro dirigente da Instituição. A participação foi aberta a empresas, instituições e pessoas de todo o país. Depois passarem pelas comissões estaduais – compostas por representantes das diferentes áreas culturais, presididas pelo superintendente de cada estado – as 94 ações selecionadas em 25 Estados e no Distrito Federal passaram pela Comissão Nacional de Avaliação.
Em consonância com a proposta do Iphan de levar a cerimônia de premiação para todas as regiões do Brasil, a festa, este ano, será em Belém, capital do Pará. A escolha da cidade se deu em razão de, em 2018, o Instituto estar voltado para a promoção do Patrimônio Cultural do Norte brasileiro. Marcada para novembro, a celebração do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade será em ritmo de carimbó, bem registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, e contará com apresentações de outras expressões tradicionais do Norte, como o Boi-Bumbá de Parintins.
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898, em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação, em 1937, até 1967.
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Glória Tega – gloria.tega@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5532 - 2024-5511 - 2024-5513
(61) 99381-7543
(11) 99956-3230
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr