Narrativas de saberes tradicionais e arte ajudam a preservar a cultura indígena

II Caravana do Museu Indígena TremembéUma caravana leva, às diversas aldeias de 14 etnias do Ceará, atividades que contribuem para a preservação da memória, do patrimônio imaterial e para a difusão da cultura dos povos indígenas do estado. A II Caravana do Museu Indígena Tremembé realizou uma série de oficinas, palestras, rituais sagrados, danças e apresentações artísticas com esse propósito. Essa ação de salvaguarda é um dos projetos vencedores da 31ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

A primeira caravana foi realizada em 2016 e as atividades valorizaram os saberes e fazeres dos indígenas mais antigos, difundindo sua cultura por todo o estado. A segunda edição da caravana foi realizada em 2017, com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará, e percorreu 21 municípios. As atividades incluem palestras, apresentações culturais e narrativas de memória, religiosidade e saberes medicinais, divididas em oficinas com as temáticas Políticas Culturais, Histórias dos Saberes dos Povos Indígenas e Histórias dos Troncos Velhos (tradições indígenas). 

Auto estima e dignidade valorizam o Patrimônio Cultural
Em rodas de conversas, os troncos velhos (idosos), jovens e crianças das aldeias contaram suas vivências para estudantes, pessoas de instituições acadêmicas, antropólogos, historiadores e membros de organizações não governamentais. Nesses encontros, eles trocavam experiências culturais e discutiam as potencialidades culturais de cada um dos povos, como a arte indígena capaz de impulsionar o turismo. 

Essas discussões contribuem para a preservação e propagação do Patrimônio Cultural particular de cada um dos grupos indígenas do Ceará visitado, possibilitando a difusão da cultura indígena e colaborando para o desenvolvimento sociocultural desses povos. A II Caravana do Museu Indígena Tremembé contribui para a autoestima e a dignidade dessas comunidades indígenas, incentivando a manutenção das tradições e costumes das etnias, que vêm sendo passadas pelos troncos velhos para as novas gerações. 

31ª Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
II Caravana do Museu Indígena TremembéInstituído pelo Iphan em 1987, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade tem como objetivo o reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do Patrimônio Cultural Brasileiro e é uma homenagem ao primeiro dirigente da Instituição. A participação foi aberta a empresas, instituições e pessoas de todo o país. Depois passarem pelas comissões estaduais – compostas por representantes das diferentes áreas culturais, presididas pelo superintendente de cada estado – as 94 ações selecionadas em 25 Estados e no Distrito Federal passaram pela Comissão Nacional de Avaliação. 

Em consonância com a proposta do Iphan de levar a cerimônia de premiação para todas as regiões do Brasil, a festa, este ano, será em Belém, capital do Pará. A escolha da cidade se deu em razão de, em 2018, o Instituto estar voltado para a promoção do Patrimônio Cultural do Norte brasileiro. Marcada para novembro, a celebração do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade será em ritmo de carimbó, bem registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, e contará com apresentações de outras expressões tradicionais do Norte, como o Boi-Bumbá de Parintins.  

O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898, em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação, em 1937, até 1967.

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Glória Tega – gloria.tega@iphan.gov.br 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5532 - 2024-5511 - 2024-5513
(61) 99381-7543
(11) 99956-3230
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin