Procissão do Senhor dos Passos é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil

Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprova, por unanimidade, a Procissão dos Passos como Patrimônio Cultural do Brasil

A maior e mais antiga festividade religiosa da cidade de Florianópolis (SC), a Procissão do Senhor dos Passos, agora é Patrimônio Cultural do Brasil. Por unanimidade, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural decidiu pelo reconhecimento dessa importante celebração para a cultura nacional. A decisão aconteceu durante a reunião do colegiado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Durante a reunião, os conselheiros discutiram e defenderem a relevância nacional da Procissão do Senhor dos Passos de Florianópolis afirmando que, apesar de sua regionalidade, é um evento rico em especificidades que lhes garante grande destaque. Por suas características únicas, esta procissão, de acordo com os conselheiros, pode ser considerada uma das mais expressivas entre as diversas que ocorrem em todo o país. A aprovação do registro da Procissão do Senhor dos Passos de Florianópolis, ainda de acordo com o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, vem confirmar a riqueza de diversidade cultural brasileira, que se manifesta nas mais variadas formas e tradições regionais.

Procissão do Senhor dos Passos
A Procissão do Senhor dos Passos é o ápice de um ciclo ritual que reproduz os momentos finais da vida de Jesus: recorda a perseguição, a condenação e flagelação sofrida por Jesus e o encontro entre mãe e filho a caminho do Calvário. É antecedida por uma sequência de eventos e procissões que se sucedem ao longo da terceira semana da Quaresma.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin