Brasília recebe semana de debates sobre Licenciamento Ambiental e Arqueologia

Escavações de testemunhos da extinta Indústrias reunidas Francisco Matarazzo, Na Barra Funda, SP/SP Licenciamento de edifício em área urbana

Estudando o passado se entende o presente e se constrói o futuro. Para reforçar a importância das pesquisas arqueológicas para a formação da identidade cultural da nação brasileira, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove a Semana do Licenciamento Ambiental e Gestão do Patrimônio Arqueológico.

Com uma ampla programação, a semana, que acontece entre os dias 22 e 25 de outubro, em Brasília, reunirá profissionais da área de arqueologia, órgãos especializados, representantes do setor produtivo e da sociedade civil. A programação contará com seminários, conferências, palestras, lançamento de livro e a cerimônia de entrega do Prêmio Luiz de Castro Faria. Os eventos serão gratuitos.

Iphan no Licenciamento Ambiental: diálogos e perspectivas jurídicas
O Seminário tem intuito de reforçar a importância da preservação do Patrimônio Cultural e promover debates e discussões a respeito da participação do Iphan no processo de Licenciamento Ambiental. Já é possível fazer as inscrições para os dois dias de eventos, que terão uma série de palestras com especialistas em meio ambiente, do Iphan, do Ibama, procuradores, consultores, arqueólogos e membros de setores como Construção Civil, Mineração e Energia.

Perspectivas da Gestão do Patrimônio Arqueológico
O evento tem o objetivo de proporcionar aos gestores do patrimônio cultural um momento de debate e discussões sobre os procedimentos relativos à proteção, gestão e difusão do Patrimônio Arqueológico brasileiro. Estão abertas as inscrições para participar das mesas de discussões serão compostas por liderança indígena, arqueólogos, museólogos, pesquisadores da área, representantes o Iphan e da Funai, professores e profissionais da área. 

Programa de gestão do patrimônio arqueológico, região de Caetité/BA, licenciamento de complexos eólicos. Registro e intervenções em sítios históricos Ruinas da fazenda Gado bravoA Trajetória do Patrimônio Arqueológico no Brasil
Em homenagem ao trabalho desenvolvido por Luiz de Castro Faria pela preservação do patrimônio arqueológico brasileiro, o Iphan apresenta a exposição Trajetórias da Preservação do Patrimônio Arqueológico. A ideia é mostrar a importância das ações desenvolvidas por Luiz de Castro Faria para promoção do Patrimônio Cultural do Brasil. A mostra contará em quatro módulos um pouco da história do antropólogo, arqueólogo, professor, biblioteconomista e museólogo, destacando sua contribuição do para consolidação das políticas de proteção aos bens arqueológicos brasileiros.

Prêmio Luiz de Castro Faria
O Prêmio Luiz de Castro Faria foi criado em 2013, com o objetivo de reconhecer a pesquisa acadêmica que verse sobre o tema da preservação do patrimônio arqueológico brasileiro. Nesse sentido, o Iphan prestigia os trabalhos científicos desenvolvidos sobre o tema, que representem originalidade e contribuição para a área.

O concurso referencia a atuação do museólogo e antropólogo Luiz de Castro Faria, figura atuante no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que contribuiu para a formação de várias gerações de especialistas e professores no campo da arqueologia.

Neste ano, a premiação contará com palestra ministrada pela professora Tânia Andrade Lima, responsável pela pesquisa no Sítio Arqueológico do Cais do Valongo. As inscrições já estão abertas.

Coleção Arqueológica Pe. João Alfredo Rohr em Brasília
Um personagem importante para o reconhecimento e a preservação do patrimônio arqueológico no Brasil é tema de livro que será lançado pelo Iphan (DF) no próximo dia 25. A obra Coleção Arqueológica padre João Alfredo Rohr em Brasília mostra as peças doadas pelo jesuíta gaúcho (1908-1984).

O acervo recolhido por padre Rohr ao longo de 40 anos, do qual essa coleção faz parte, foi tombado pelo Iphan em 1986 e constitui o acervo do Museu do Homem do Sambaqui, em Florianópolis, Santa Catarina, instituição criada por ele, em 1964, e da qual foi o seu primeiro diretor.

A publicação traz fotos e textos de especialistas e é resultado do esforço conjunto da superintendência do Iphan no Distrito Federal, da superintendência do Iphan em Santa Catarina e do Centro Nacional de Arqueologia (CNA).

Mais informações sobre o evento
e-mail: cna@iphan.gov.br
Telefone: (61) 2024 6300

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Glória Tega – gloria.tega@iphan.gov.br
Íris Lúcia Costa – iris.santos@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Semana do Licenciamento Ambiental e gestão do Patrimônio Arqueológico

  • Mosaico de obras - CNL
    Obras de infraestrutura para as quais é necessário obter o licenciamento ambiental.
  • Licenciamento_ambiental_Zanettini_Arqueologia
    Empreendimento para o qual é necessário obter o licenciamento ambiental.
  • Licenciamento de edifício em área urbana
    Escavações no sítio arqueológico Petybon - primeira fábrica de louça branca implantada no Brasil -, no bairro da Lapa, em São Paulo (SP).
  • Licenciamento ambiental parque eólico BA
    Programa de gestão do patrimônio arqueológico, região de Caetité (BA), licenciamento de complexos eólicos. Registro e intervenções em sítios históricos Ruinas da fazenda Gado bravo
  • Licenciamento ambiental parque eólico BA
    Programa de gestão do patrimônio arqueológico, região de Caetité/BA, licenciamento de complexos eólicos. Registro e intervenções em sítios históricos Ruinas da fazenda Gado bravo
  • Licenciamento_ambiental_de_edifício_em_área_urbana.
    Escavações de testemunhos da extinta empresa Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, no distrito de Barra Funda, em São Paulo (SP).
  • Licenciamento_ambiental_Zanettini_Arqueologia SP/SP
    Escavações de testemunhos da extinta Indústrias reunidas Francisco Matarazzo , Na Barra Funda , SP/SP. Licenciamento de edifício em área urbana.
  • Licenciamento ambiental no interior de SP
    Licenciamento ambiental em área de antiga fábrica, zona urbana
  • Licenciamento Ambiental Rhea Estudos e Projetos ES 2
    Rhea Estudos e Projetos_Milton Sampaio_Alphaville Jacuhy_ no município de Serra (ES)
  • Licenciamento Ambiental Rhea Estudos e Projetos
    Análise da área do empreendimento Alphaville Jacuhy, no município de Serra (ES).
  • Licenciamento_ambiental_Zanettini_Arqueologia SP/SP
    Escavações de testemunhos da extinta Indústrias reunidas Francisco Matarazzo, Na Barra Funda, SP/SP Licenciamento de edifício em área urbana
  • Licenciamento Ambiental Rhea Estudos e Projetos ES 4
    Objeto lítico encontrado no empreendimento Alphaville Jacuhy, no município de Serra (ES).
  • Licenciamento Ambiental Rhea Estudos e Projetos ES 3
    Exemplo de estratigrafia no empreendimento Alphaville Jacuhy, no município de Serra (ES).
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin