Edição especial da Revista do Patrimônio aborda o Norte do Brasil
Com a tradição e a importância de uma das revistas institucionais mais antigas do Brasil, publicada desde 1937, e com a qualidade autoral e iconográfica reconhecida por sua excelência, estão disponíveis os novos números da Revista do Patrimônio. Nessa edição especial, a publicação segue a linha temática destacada pela Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ao longo de todo o ano de 2018 e aborda, em dois volumes, o Patrimônio Cultural da Região Norte do país.
Com patrocínio da Vale, a publicação se dispõe a discutir sobre o Patrimônio Cultural do Norte e os desafios de sua preservação e gestão, conforme explica Dorotéa Lima, arquiteta e urbanista, ex-superintendente do Iphan no Pará e organizadora dessa edição. Os números 37 - O Norte do Brasil: Identificação e Reconhecimento do Patrimônio Cultural e 38 - O Patrimônio do Norte: Outros olhares para a Gestão trazem mais de 30 artigos, divididos em quatro eixos temáticos: os desafios para a identificação; novos olhares para o reconhecimento; estratégias de promoção para valorização e difusão; e dilemas para o fortalecimento da gestão.
Além da contribuição dos pesquisadores e especialistas, nacionais e internacionais, a publicação traz o trabalho de diversos fotógrafos e dos escritores Milton Hatoum e João de Jesus Paes Loureiro, ilustrando a temática com diferentes olhares e abordagens, que também simbolizam parte do panorama e riqueza do Patrimônio Cultural, não necessariamente reconhecido de maneira formal pelo Iphan. “Sabemos que esse desafio de identificação, reconhecimento, promoção e gestão do Patrimônio Cultural não é uma tarefa fácil, sobretudo quando falamos em Amazônia, onde o tempo em muitos lugares é outro, marcado pelos ciclos da natureza, pelas águas, viagens de barco, grandes distâncias, dificuldades de comunicação, entre outras coisas”, explica Dorotéa Lima. Desse modo, o conteúdo dos novos números da Revista do Patrimônio transita entre os diversos eixos e reforça a importância de se discutir, promover e valorizar a singularidade da cultura da Região Norte do Brasil.
Com essa proposta, o Iphan realizou atividades durante todo o ano, que culminam em uma série de eventos realizados em Belém (PA), entre os dias 05 e 09 de novembro. A capital paraense recebeu o Seminário Internacional Gestão do Patrimônio Cultural do Norte, reunindo palestrantes e participantes de diversas partes do Brasil e do mundo. A nova edição da Revista do Patrimônio foi lançada justamente no encerramento do evento. O Iphan também realizou na cidade a 31ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, maior premiação da área de Patrimônio Cultural no Brasil.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Yara Diniz - yara.diniz@iphan.gov.br
(61) 2024-5513
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr