Edição especial da Revista do Patrimônio aborda o Norte do Brasil

Dois volumes da edição especial da Revista do PatrimônioCom a tradição e a importância de uma das revistas institucionais mais antigas do Brasil, publicada desde 1937, e com a qualidade autoral e iconográfica reconhecida por sua excelência, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança, no próximo dia 07 de novembro, os novos números da Revista do Patrimônio. Nessa edição especial, a publicação segue a linha temática destacada pela instituição ao longo de todo o ano de 2018 e aborda, em dois volumes, o Patrimônio Cultural da Região Norte do país.

Com patrocínio da Vale, a publicação se dispõe a discutir sobre o Patrimônio Cultural do Norte e os desafios de sua preservação e gestão, conforme explica Dorotéa Lima, arquiteta e urbanista, ex-superintendente do Iphan no Pará e organizadora dessa edição. Os números 37 e 38 da Revista trazem mais de 30 artigos, divididos em quatro eixos temáticos: os desafios para a identificação; novos olhares para o reconhecimento; estratégias de promoção para valorização e difusão; e dilemas para o fortalecimento da gestão.

Além da contribuição dos pesquisadores e especialistas, nacionais e internacionais, a publicação traz o trabalho de diversos fotógrafos e dos escritores Milton Hatoum e João de Jesus Paes Loureiro, ilustrando a temática com diferentes olhares e abordagens, que também simbolizam parte do panorama e riqueza do Patrimônio Cultural, não necessariamente reconhecido de maneira formal pelo Iphan. “Sabemos que esse desafio de identificação, reconhecimento, promoção e gestão do Patrimônio Cultural não é uma tarefa fácil, sobretudo quando falamos em Amazônia, onde o tempo em muitos lugares é outro, marcado pelos ciclos da natureza, pelas águas, viagens de barco, grandes distâncias, dificuldades de comunicação, entre outras coisas”, explica Dorotéa Lima. Desse modo, o conteúdo dos novos números da Revista do Patrimônio transita entre os diversos eixos e reforça a importância de se discutir, promover e valorizar a singularidade da cultura da Região Norte do Brasil.

Com essa proposta, o Iphan realizou atividades durante todo o ano, que culminam em uma série de eventos que serão realizados em Belém (PA), entre os dias 05 e 09 de novembro. Nos dias 06 e 07, a capital paraense recebe o Seminário Internacional Gestão do Patrimônio Cultural do Nortereunindo palestrantes e participantes de diversas partes do Brasil e do mundo. A nova edição da Revista do Patrimônio será lançada justamente no encerramento do evento, às 19h. No dia 09 de novembro, o Iphan também realiza na cidade a 31ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, maior premiação da área de Patrimônio Cultural no Brasil.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
Yara Diniz - yara.diniz@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 
(61) 98104-5949
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr

Cerimônia de lançamento da Revista do Patrimônio

  • PA_Eventos_Lançamento_Revista2
    Cerimônia de lançamento da Revista do Patrimônio
  • PA_Eventos_Lançamento_Revista4
    Cerimônia de lançamento da Revista do Patrimônio
  • PA_Eventos_Lançamento_Revista6
    Cerimônia de lançamento da Revista do Patrimônio
  • PA_Eventos_Lançamento_Revista3
    Cerimônia de lançamento da Revista do Patrimônio
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin