Arqueologia sem fronteira é tema de congresso em Sergipe

publicada em 26 de agosto de 2013, às 15h29

 

Arqueologia Sem Fronteiras: repensando espaço, tempo e agentes é o assunto que vai envolver especialistas durante o XVII Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), entre os dias 25 e 30 de agosto, na orla de Atalaia, em Aracaju (SE). Com base nos mais recentes debates da arqueologia contemporânea mundial, o evento vai discutir as abordagens e refletir sobre a constituição de uma arqueologia sem fronteiras no Brasil.

A presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, estará presente na sexta-feira, dia 30. O Iphan também participa de mesas redondas sobre pesquisas arqueológicas durante o Congresso, que conta com cinco conferencistas internacionais, três fóruns de discussão, além da quarta edição do Encontro do Iphan com arqueólogos.

O Instituto apresentará pesquisas concluídas ou em fase avançada de desenvolvimento, entre propostas acadêmicas e estudos para licenciamento ambiental, envolvendo o patrimônio arqueológico de Sergipe, desenvolvido pelo Centro Nacional de Arqueologia (CNA/Iphan). Serão apresentados os dados sobre quatro instituições de guarda participantes de maior número de projetos de pesquisa arqueológica. Além disso, serão pontuadas as ações executadas e planejadas em relação à preservação desse patrimônio.

O XVII Congresso da SAB também apresentará ainda com cerca de 40 simpósios temáticos e sessões de comunicações avulsas, pôsteres, lançamentos de livros e exibições audiovisuais.

Veja a programação completa

Confira o caderno de Resumo dos Simpósios

Serviço:
XVII Congresso da SAB – Arqueologia sem Fronteiras. Repensando espaço, tempo e agentes.
Data:
25 a 30 de agosto de 2013.
Local: Orla de Atalaia, Aracaju - SE
Mais informações: http://www.xviicongresso.sabnet.com.br/site/capa

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin