Festival da Cultura Imaterial aborda o fazer artesanal

Acervo IphanPara celebrar a diversidade do artesanato tradicional do Brasil, acontece no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entre os dias 22 de novembro a 31 de janeiro de 2019, o Festival da Cultura Imaterial no Fazer Artesanal. O evento da ONG Artesol visa promover o diálogo e a reflexão sobre o artesanato e o patrimônio imaterial brasileiro no campo da educação, da arte, da comercialização, da criação contemporânea, da moda, da sustentabilidade e, especialmente, da salvaguarda de expressões culturais ligadas à identidade cultural brasileira. 

Representando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan), Hermano Queiroz, participa do Seminário com a palestra sobre o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial e sua contribuição à salvaguarda do artesanato no Brasil – resultados para as comunidades. 

O Festival conta ainda com uma exposição de cerca de 300 peças apresentadas em salas temáticas divididas pelas matérias-primas com as quais as obras foram criadas, além de oficinas e de uma feira para compra direta com os artesãos. Por meio dessas atividades, o evento visa aproximar o público do universo do artesão e suas conexões com os biomas brasileiros, suas referências sagradas e lúdicas e com as memórias milenares de povos indígenas e outras memórias tão antigas dos povos africanos e europeus. 

Ao todo, o espaço vai abrigar peças de diferentes grupos de artesãos, mestres e artistas populares de 20 estados do Brasil, incluindo etnias indígenas como waujá, marubo, terena, canela, wai wai, waimiri atroari, baniwa, karajá, enawenê nawê.

Outras informações estão disponíveis no site do Festival

Serviço:
Seminário: Mesa 1 : Políticas públicas de apoio ao artesanato no Brasil

Data: 23 de novembro 
Horário: 9h às 10h50
Local: Museu do Meio Ambiente, Jardim Botânico – Rio de Janeiro - RJ

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5512 - 2024-5511 
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin